Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66472

Share on

Title: O papel dos parceiros de comunicação no uso do Método DHACA no contexto educacional para estudantes com TEA
Authors: SILVA, Layla Leyen Guilherme da
Keywords: Transtorno do Espectro Autista; Parceiros de comunicação; Método DHACA
Issue Date: 12-Aug-2025
Citation: SILVA, Layla Leyen Guilherme da. O papel dos parceiros de comunicação no uso do Método DHACA no contexto educacional para estudantes com TEA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo investigar o papel dos parceiros de comunicação no uso do método DHACA (Desenvolvimento das Habilidades Comunicativas no Autismo) no contexto escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola municipal do Recife e a investigação foi delimitada a uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental. Foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas antes e após a formação continuada com a professora regente, estagiária de pedagogia e a AADEE (Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial). Os resultados mostraram avanços na compreensão e no uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) pelos parceiros de comunicação, bem como, impactos positivos na comunicação funcional dos estudantes com TEA. Constatou-se que a formação continuada dos parceiros de comunicação e o envolvimento da família foram fatores essenciais para a efetividade da intervenção. O estudo evidenciou que os parceiros de comunicação precisam compreender o papel da CAA para utilizar tais ferramentas e promover a inclusão, autonomia e aprendizagem dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66472
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_-_LAYLA_LEYEN_G._DA_SILVA.docx_assinado.pdf764,85 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons