Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66472

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Rafaella Asfora Siqueira Campos-
dc.contributor.authorSILVA, Layla Leyen Guilherme da-
dc.date.accessioned2025-10-10T19:58:29Z-
dc.date.available2025-10-10T19:58:29Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-10-09-
dc.identifier.citationSILVA, Layla Leyen Guilherme da. O papel dos parceiros de comunicação no uso do Método DHACA no contexto educacional para estudantes com TEA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66472-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar o papel dos parceiros de comunicação no uso do método DHACA (Desenvolvimento das Habilidades Comunicativas no Autismo) no contexto escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola municipal do Recife e a investigação foi delimitada a uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental. Foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas antes e após a formação continuada com a professora regente, estagiária de pedagogia e a AADEE (Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial). Os resultados mostraram avanços na compreensão e no uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) pelos parceiros de comunicação, bem como, impactos positivos na comunicação funcional dos estudantes com TEA. Constatou-se que a formação continuada dos parceiros de comunicação e o envolvimento da família foram fatores essenciais para a efetividade da intervenção. O estudo evidenciou que os parceiros de comunicação precisam compreender o papel da CAA para utilizar tais ferramentas e promover a inclusão, autonomia e aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectParceiros de comunicaçãopt_BR
dc.subjectMétodo DHACApt_BR
dc.titleO papel dos parceiros de comunicação no uso do Método DHACA no contexto educacional para estudantes com TEApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9166794593284012pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9790116928577230pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_-_LAYLA_LEYEN_G._DA_SILVA.docx_assinado.pdf764,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons