Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66472
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Rafaella Asfora Siqueira Campos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Layla Leyen Guilherme da | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-10T19:58:29Z | - |
dc.date.available | 2025-10-10T19:58:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Layla Leyen Guilherme da. O papel dos parceiros de comunicação no uso do Método DHACA no contexto educacional para estudantes com TEA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66472 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo investigar o papel dos parceiros de comunicação no uso do método DHACA (Desenvolvimento das Habilidades Comunicativas no Autismo) no contexto escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola municipal do Recife e a investigação foi delimitada a uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental. Foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas antes e após a formação continuada com a professora regente, estagiária de pedagogia e a AADEE (Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial). Os resultados mostraram avanços na compreensão e no uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) pelos parceiros de comunicação, bem como, impactos positivos na comunicação funcional dos estudantes com TEA. Constatou-se que a formação continuada dos parceiros de comunicação e o envolvimento da família foram fatores essenciais para a efetividade da intervenção. O estudo evidenciou que os parceiros de comunicação precisam compreender o papel da CAA para utilizar tais ferramentas e promover a inclusão, autonomia e aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Parceiros de comunicação | pt_BR |
dc.subject | Método DHACA | pt_BR |
dc.title | O papel dos parceiros de comunicação no uso do Método DHACA no contexto educacional para estudantes com TEA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9166794593284012 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9790116928577230 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_-_LAYLA_LEYEN_G._DA_SILVA.docx_assinado.pdf | 764,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons