Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66469

Comparte esta pagina

Título : A gestão democrática e a participação da comunidade escolar: Apontamentos em duas escolas municipais do Recife.
Autor : LIMA NETA, Marluce Cavalcanti de
Palabras clave : Gestão democrática; Comunidade escolar; Neoliberalismo; Participação
Fecha de publicación : 18-ago-2025
Citación : NETA, marluce cavalcanti de lima. A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR: Apontamentos em duas escolas municipais do Recife. 2025. TCC pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Considerando que a comunidade escolar é um importante mecanismo da gestão democrática, este trabalho objetiva investigar a participação da comunidade escolar em duas escolas da rede municipal de Recife. Este estudo é de abordagem qualitativa e utiliza como técnica a entrevista semi estruturada (Minayo, 2002) realizada com gestores escolares e com outros representantes de segmentos da comunidade escolar (pais, professores, funcionários, comunidade local). A análise dos achados foi realizada a partir da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Dentre os principais resultados estão: a necessidade de a gestão escolar planejar as formas de participação da comunidade escolar, a falta de tempo e interesse como fatores que continuam interferindo na participação tanto de pais quanto de professores, a estabilidade profissional como componente da participação qualitativa, por fim a necessidade de refletir sobre a influência do sistema político-econômico-social neoliberal sobre a gestão democrática e participativa adiando a aprendizagem da democracia participativa e da cidadania por meio da escola pública.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66469
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_MARLUCE_CAVALCANTI_-_ARTIGO.docx_(1)_assinado.pdf336,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons