Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66469
Comparte esta pagina
Título : | A gestão democrática e a participação da comunidade escolar: Apontamentos em duas escolas municipais do Recife. |
Autor : | LIMA NETA, Marluce Cavalcanti de |
Palabras clave : | Gestão democrática; Comunidade escolar; Neoliberalismo; Participação |
Fecha de publicación : | 18-ago-2025 |
Citación : | NETA, marluce cavalcanti de lima. A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR: Apontamentos em duas escolas municipais do Recife. 2025. TCC pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Considerando que a comunidade escolar é um importante mecanismo da gestão democrática, este trabalho objetiva investigar a participação da comunidade escolar em duas escolas da rede municipal de Recife. Este estudo é de abordagem qualitativa e utiliza como técnica a entrevista semi estruturada (Minayo, 2002) realizada com gestores escolares e com outros representantes de segmentos da comunidade escolar (pais, professores, funcionários, comunidade local). A análise dos achados foi realizada a partir da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Dentre os principais resultados estão: a necessidade de a gestão escolar planejar as formas de participação da comunidade escolar, a falta de tempo e interesse como fatores que continuam interferindo na participação tanto de pais quanto de professores, a estabilidade profissional como componente da participação qualitativa, por fim a necessidade de refletir sobre a influência do sistema político-econômico-social neoliberal sobre a gestão democrática e participativa adiando a aprendizagem da democracia participativa e da cidadania por meio da escola pública. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66469 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_MARLUCE_CAVALCANTI_-_ARTIGO.docx_(1)_assinado.pdf | 336,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons