Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66469
Share on
Title: | A gestão democrática e a participação da comunidade escolar: Apontamentos em duas escolas municipais do Recife. |
Authors: | LIMA NETA, Marluce Cavalcanti de |
Keywords: | Gestão democrática; Comunidade escolar; Neoliberalismo; Participação |
Issue Date: | 18-Aug-2025 |
Citation: | NETA, marluce cavalcanti de lima. A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR: Apontamentos em duas escolas municipais do Recife. 2025. TCC pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Considerando que a comunidade escolar é um importante mecanismo da gestão democrática, este trabalho objetiva investigar a participação da comunidade escolar em duas escolas da rede municipal de Recife. Este estudo é de abordagem qualitativa e utiliza como técnica a entrevista semi estruturada (Minayo, 2002) realizada com gestores escolares e com outros representantes de segmentos da comunidade escolar (pais, professores, funcionários, comunidade local). A análise dos achados foi realizada a partir da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Dentre os principais resultados estão: a necessidade de a gestão escolar planejar as formas de participação da comunidade escolar, a falta de tempo e interesse como fatores que continuam interferindo na participação tanto de pais quanto de professores, a estabilidade profissional como componente da participação qualitativa, por fim a necessidade de refletir sobre a influência do sistema político-econômico-social neoliberal sobre a gestão democrática e participativa adiando a aprendizagem da democracia participativa e da cidadania por meio da escola pública. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66469 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MARLUCE_CAVALCANTI_-_ARTIGO.docx_(1)_assinado.pdf | 336,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License