Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66469

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Melanie Laura Mariano da Penha-
dc.contributor.authorLIMA NETA, Marluce Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2025-10-10T17:10:09Z-
dc.date.available2025-10-10T17:10:09Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.date.submitted2025-10-09-
dc.identifier.citationNETA, marluce cavalcanti de lima. A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR: Apontamentos em duas escolas municipais do Recife. 2025. TCC pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66469-
dc.description.abstractConsiderando que a comunidade escolar é um importante mecanismo da gestão democrática, este trabalho objetiva investigar a participação da comunidade escolar em duas escolas da rede municipal de Recife. Este estudo é de abordagem qualitativa e utiliza como técnica a entrevista semi estruturada (Minayo, 2002) realizada com gestores escolares e com outros representantes de segmentos da comunidade escolar (pais, professores, funcionários, comunidade local). A análise dos achados foi realizada a partir da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Dentre os principais resultados estão: a necessidade de a gestão escolar planejar as formas de participação da comunidade escolar, a falta de tempo e interesse como fatores que continuam interferindo na participação tanto de pais quanto de professores, a estabilidade profissional como componente da participação qualitativa, por fim a necessidade de refletir sobre a influência do sistema político-econômico-social neoliberal sobre a gestão democrática e participativa adiando a aprendizagem da democracia participativa e da cidadania por meio da escola pública.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleA gestão democrática e a participação da comunidade escolar: Apontamentos em duas escolas municipais do Recife.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0153839386618339pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8931031560073385pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de políticas e gestão da educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MARLUCE_CAVALCANTI_-_ARTIGO.docx_(1)_assinado.pdf336,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons