Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66448

Comparte esta pagina

Título : "Essa publicidade mexeu com você?": Educação financeira escolar crítica a partir de compreensões de crianças diante das publicidades infantis
Autor : MENDES, Joelma Gomes
Palabras clave : educação financeira escolar; educação matemática crítica; publicidades infantis
Fecha de publicación : 30-may-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MENDES, Joelma Gomes. "Essa publicidade mexeu com você?": Educação financeira escolar crítica a partir de compreensões de crianças diante das publicidades infantis. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A presente pesquisa parte da reflexão de que o impacto da publicidade direcionada ao público infantil tem sido crescente, especialmente na formação de desejos de consumo. Diante desse cenário, em consonância com as preocupações da Educação Financeira Escolar Crítica, que visa ao consumo consciente e crítico e busca combater o consumismo e o consumo desenfreado, investiga-se: como e por que as publicidades influenciam os desejos de compra das crianças e como elas tomam decisões a partir dessas influências? Assim, o objetivo geral do trabalho é analisar as influências de publicidades infantis a partir da visão de estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental. Para alcançar tal objetivo, definimos como objetivos específicos: (1) investigar na literatura critérios para analisar publicidades infantis; (2) investigar, com base em entrevistas e interações com crianças, quais aspectos utilizados pelas publicidades infantis influenciam em suas decisões de consumo. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo e adotamos como procedimento metodológico o uso de entrevistas semiestruturadas, organizadas em dois momentos distintos, com base na análise de publicidades do McLanche Feliz, da Cacau Show e da Johnson’s. Os resultados evidenciados nas narrativas das crianças revelam influências dos seguintes aspectos contidos na publicidade: apresentação de interação da criança com o uso do produto; discursos de outras crianças referentes ao produto; gatilhos da imaginação; identificação e influência social; envolvimento emocional; construção visual e narrativa; construção de valor simbólico; brinquedos e brindes como incentivos ao consumo; repetição e elementos sonoros; influência de marcas e a prática do unboxing, que sutilmente insere o consumo em conteúdos de entretenimento. Consideramos que a publicidade infantil não é apenas um meio informativo sobre produtos, ela é uma poderosa estratégia de construção de identidades e hábitos de consumo, sendo, possivelmente, a causa mais evidente da influência do consumo/consumismo de crianças. Seu impacto vai além da compra imediata, influenciando valores, expectativas e percepções de mundo de crianças, o que prova o quanto é necessário e importante criar políticas regulatórias e ações educativas voltadas ao consumo consciente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66448
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Joelma Gomes Mendes.pdf2,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons