Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66448
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos | - |
dc.contributor.author | MENDES, Joelma Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T14:45:59Z | - |
dc.date.available | 2025-10-09T14:45:59Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Joelma Gomes. "Essa publicidade mexeu com você?": Educação financeira escolar crítica a partir de compreensões de crianças diante das publicidades infantis. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66448 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa parte da reflexão de que o impacto da publicidade direcionada ao público infantil tem sido crescente, especialmente na formação de desejos de consumo. Diante desse cenário, em consonância com as preocupações da Educação Financeira Escolar Crítica, que visa ao consumo consciente e crítico e busca combater o consumismo e o consumo desenfreado, investiga-se: como e por que as publicidades influenciam os desejos de compra das crianças e como elas tomam decisões a partir dessas influências? Assim, o objetivo geral do trabalho é analisar as influências de publicidades infantis a partir da visão de estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental. Para alcançar tal objetivo, definimos como objetivos específicos: (1) investigar na literatura critérios para analisar publicidades infantis; (2) investigar, com base em entrevistas e interações com crianças, quais aspectos utilizados pelas publicidades infantis influenciam em suas decisões de consumo. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo e adotamos como procedimento metodológico o uso de entrevistas semiestruturadas, organizadas em dois momentos distintos, com base na análise de publicidades do McLanche Feliz, da Cacau Show e da Johnson’s. Os resultados evidenciados nas narrativas das crianças revelam influências dos seguintes aspectos contidos na publicidade: apresentação de interação da criança com o uso do produto; discursos de outras crianças referentes ao produto; gatilhos da imaginação; identificação e influência social; envolvimento emocional; construção visual e narrativa; construção de valor simbólico; brinquedos e brindes como incentivos ao consumo; repetição e elementos sonoros; influência de marcas e a prática do unboxing, que sutilmente insere o consumo em conteúdos de entretenimento. Consideramos que a publicidade infantil não é apenas um meio informativo sobre produtos, ela é uma poderosa estratégia de construção de identidades e hábitos de consumo, sendo, possivelmente, a causa mais evidente da influência do consumo/consumismo de crianças. Seu impacto vai além da compra imediata, influenciando valores, expectativas e percepções de mundo de crianças, o que prova o quanto é necessário e importante criar políticas regulatórias e ações educativas voltadas ao consumo consciente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | educação financeira escolar | pt_BR |
dc.subject | educação matemática crítica | pt_BR |
dc.subject | publicidades infantis | pt_BR |
dc.title | "Essa publicidade mexeu com você?": Educação financeira escolar crítica a partir de compreensões de crianças diante das publicidades infantis | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3201287525343609 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3021252548409195 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research is based on the reflection that the impact of advertising directed at children has been increasing, especially in shaping consumer desires. In this context, aligned with the concerns of Critical School Financial Education, which aims at conscious and critical consumption and seeks to combat consumerism and uncontrolled consumption, we investigated: how and why advertisements influence children’s purchase desires and how they make decisions based on these influences. Thus, the general objective of this study is to analyze the influence of children’s advertising from the perspective of 3rd-grade elementary school students. To achieve this goal, we defined the following specific objectives: (1) to investigate in the literature criteria for analyzing children’s advertising; (2) to investigate, through interviews and interactions with children, which aspects used by children’s advertising influence their consumption decisions. Our research has a qualitative approach, and the methodological procedure adopted was the use of semi-structured interviews, organized in two distinct stages, based on the analysis of advertisements from McLanche Feliz (McDonald’s Happy Meal), Cacau Show, and Johnson’s. The results, evidenced in the children’s narratives, reveal the influence of the following aspects contained in advertising: presentation of child interaction with the product; discourses of other children regarding the product; imagination triggers; social identification and influence; emotional involvement; visual and narrative construction; symbolic value construction; toys and giveaways as consumption incentives; repetition and sound elements; brand influence; and the practice of unboxing, which subtly embeds consumption into entertainment content. We consider that children’s advertising is not merely an informative medium about products; it is a powerful strategy for building identities and consumption habits, possibly the most evident cause of children’s consumption/consumerism. Its impact goes beyond immediate purchase, influencing values, expectations, and children’s worldviews, which proves how necessary and important it is to create regulatory policies and educational actions aimed at conscious consumption. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Joelma Gomes Mendes.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons