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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66447

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Título: Racismo religioso na Educação: desafios para a garantia dos Direitos Humanos das comunidades tradicionais de matrizes africana e afro-indígena
Autor(es): MELO, Nathalia Valeska Bringel de
Palavras-chave: Direitos humanos; Educação; Educação antirracista; Racismo Religioso; Comunidades Tradicionais de Matrizes Africana; Afro-indígenas
Data do documento: 29-Ago-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Nathalia Valeska Bringel de. Racismo religioso na Educação: desafios para a garantia dos Direitos Humanos das comunidades tradicionais de matrizes africana e afro-indígena. 2025. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Apesar do papel das escolas e dos planos político-pedagógicos enquanto espaços de respeito, conhecimento e democracia, muitas dessas instituições funcionam, de fato, como violadoras de direitos, especialmente para os alunos de Comunidades Tradicionais de Matrizes Africana e Afro-indígenas. Os processos históricos de negação e exclusão, enraizados no racismo estrutural e religioso, marginalizam essas comunidades, tornando-as vítimas de práticas discriminatórias repetidas por educadores, gestores e estudantes. O estudo visa analisar esses desafios, abordar o racismo religioso como violação dos Direitos Humanos, investigar a articulação interinstitucional em defesa desses direitos, avaliar a participação da comunidade escolar no enfrentamento do racismo religioso e refletir sobre soluções por meio da educação em Direitos Humanos e da educação antirracista. A abordagem é qualitativa, com base sócio- histórica e cultural, utilizando a análise de conteúdo de Bardin (1995). O referencial teórico inclui autoras e autores negros como Eliane Cavalleiro, Silvio de Almeida, Kabengele Munanga, Abdias Nascimento, Cida Bento e Wanderson Flor do Nascimento. A pesquisa foi realizada em escolas do município de Paulista, por meio de entrevistas com servidores escolares, familiares e lideranças religiosas de estudantes vítimas de racismo religioso. Espera-se contribuir com a construção de um ambiente escolar inclusivo, livre de racismo religioso, e com políticas públicas e práticas pedagógicas comprometidas com os Direitos Humanos, a educação antirracista e a diversidade religiosa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66447
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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