Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66447

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA FILHO, Venceslau Tavares-
dc.contributor.authorMELO, Nathalia Valeska Bringel de-
dc.date.accessioned2025-10-09T14:43:32Z-
dc.date.available2025-10-09T14:43:32Z-
dc.date.issued2025-08-29-
dc.identifier.citationMELO, Nathalia Valeska Bringel de. Racismo religioso na Educação: desafios para a garantia dos Direitos Humanos das comunidades tradicionais de matrizes africana e afro-indígena. 2025. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66447-
dc.description.abstractApesar do papel das escolas e dos planos político-pedagógicos enquanto espaços de respeito, conhecimento e democracia, muitas dessas instituições funcionam, de fato, como violadoras de direitos, especialmente para os alunos de Comunidades Tradicionais de Matrizes Africana e Afro-indígenas. Os processos históricos de negação e exclusão, enraizados no racismo estrutural e religioso, marginalizam essas comunidades, tornando-as vítimas de práticas discriminatórias repetidas por educadores, gestores e estudantes. O estudo visa analisar esses desafios, abordar o racismo religioso como violação dos Direitos Humanos, investigar a articulação interinstitucional em defesa desses direitos, avaliar a participação da comunidade escolar no enfrentamento do racismo religioso e refletir sobre soluções por meio da educação em Direitos Humanos e da educação antirracista. A abordagem é qualitativa, com base sócio- histórica e cultural, utilizando a análise de conteúdo de Bardin (1995). O referencial teórico inclui autoras e autores negros como Eliane Cavalleiro, Silvio de Almeida, Kabengele Munanga, Abdias Nascimento, Cida Bento e Wanderson Flor do Nascimento. A pesquisa foi realizada em escolas do município de Paulista, por meio de entrevistas com servidores escolares, familiares e lideranças religiosas de estudantes vítimas de racismo religioso. Espera-se contribuir com a construção de um ambiente escolar inclusivo, livre de racismo religioso, e com políticas públicas e práticas pedagógicas comprometidas com os Direitos Humanos, a educação antirracista e a diversidade religiosa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectRacismo Religiosopt_BR
dc.subjectComunidades Tradicionais de Matrizes Africanapt_BR
dc.subjectAfro-indígenaspt_BR
dc.titleRacismo religioso na Educação: desafios para a garantia dos Direitos Humanos das comunidades tradicionais de matrizes africana e afro-indígenapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLUNA, Maria José de Matos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3151080267575521pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3741861779070875pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxDespite the role of schools and political-pedagogical plans as spaces of respect, knowledge, and democracy, many of these institutions effectively violate the rights of students, especially those from Traditional Communities of African and Afro-Indigenous origins. Historical processes of denial and exclusion, rooted in structural and religious racism, marginalize these communities, making them victims of discriminatory practices repeated by educators, administrators, and other students. This study aims to analyze these challenges, address religious racism as a violation of Human Rights, investigate interinstitutional coordination in defense of these rights, assess the participation of the school community in combating religious racism, and reflect on solutions through Human Rights education and anti-racist education. The research adopts a qualitative approach with a socio-historical and cultural perspective, using Bardin’s (1995). The theoretical framework includes Black scholars such as Eliane Cavalleiro, Silvio de Almeida, Kabengele Munanga, Abdias Nascimento, Cida Bento and Wanderson Flor do Nascimento. The study will be conducted in schools in the municipality of Paulista through semi-structured interviews with school staff, family members, and religious leaders of students who are victims of religious racism. The research aims to contribute to the construction of an inclusive school environment free from religious racism, as well as to public policies and pedagogical practices committed to Human Rights, anti-racist education, and religious diversity.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4119578278951508pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Nathalia Valeska Bringel de Melo.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons