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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66421

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Título: Atlas íntimo - experimentos gráficos na urbe
Autor(es): FARIAS, Camilla Serejo de
Palavras-chave: Atlas; Caminhada estética; Artes gráficas; Design editorial; Publicação de artista; Cidade
Data do documento: 30-Mai-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FARIAS, Camilla Serejo de. Atlas íntimo - experimentos gráficos na urbe. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa busca realizar uma experimentação gráfica que se debruça sobre as relações íntimas da autora com a cidade do Recife, a partir do encontro entre o design gráfico-editorial, as artes visuais — especialmente a arte gráfica — e o cam- po do urbanismo. Para tanto, investiga-se os conceitos centrais que permeiam a prática desenvolvida pela artista ao longo desta dissertação, com destaque para a noção de “caminhada estética”. Nesta pesquisa, entendemos a caminhada esté- tica como uma prática que, aliada ao seu posterior relato, opera como ferramenta de produção de contra-subjetividades na cidade. Essa ideia é fundamentada nas obras de Francesco Careri (2013, 2017), Michel de Certeau (1994), Milton Santos (2006), Ailton Krenak (2020) e Davi Kopenawa (2015). Ao longo do trabalho, a ca- minhada e seus relatos assumiram diversas formas e suportes, materializando-se em publicações de artista e experimentos pedagógicos. Essa produção é reuni- da e organizada em uma publicação final: um atlas íntimo que articula e coloca em movimento o conjunto de ideias, práticas e obras desenvolvidas na pesquisa. A principal referência metodológica e epistemológica desse processo é o Atlas Mnemosyne, bem como o modo de pensar que o fundamenta, desenvolvido por Aby Warburg entre 1924 e 1929, e recentemente aprofundado por autores como Didi-Huberman (2013), Paola Berenstein Jacques (2020) e Daniel Sabóia (2021). O atlas, apresentado nesta pesquisa sob múltiplas frentes e perspectivas, revela- -se — para além de um gênero editorial e científico — como um modo de pensar e produzir conhecimento não convencional: processual, múltiplo e inacabado. São essas características que inspiram e permeiam toda a investigação e resultado desta dissertação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66421
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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