Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66421
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ASSUMPÇÃO, Flora Romanelli | - |
dc.contributor.author | FARIAS, Camilla Serejo de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T13:00:51Z | - |
dc.date.available | 2025-10-08T13:00:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Camilla Serejo de. Atlas íntimo - experimentos gráficos na urbe. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66421 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa busca realizar uma experimentação gráfica que se debruça sobre as relações íntimas da autora com a cidade do Recife, a partir do encontro entre o design gráfico-editorial, as artes visuais — especialmente a arte gráfica — e o cam- po do urbanismo. Para tanto, investiga-se os conceitos centrais que permeiam a prática desenvolvida pela artista ao longo desta dissertação, com destaque para a noção de “caminhada estética”. Nesta pesquisa, entendemos a caminhada esté- tica como uma prática que, aliada ao seu posterior relato, opera como ferramenta de produção de contra-subjetividades na cidade. Essa ideia é fundamentada nas obras de Francesco Careri (2013, 2017), Michel de Certeau (1994), Milton Santos (2006), Ailton Krenak (2020) e Davi Kopenawa (2015). Ao longo do trabalho, a ca- minhada e seus relatos assumiram diversas formas e suportes, materializando-se em publicações de artista e experimentos pedagógicos. Essa produção é reuni- da e organizada em uma publicação final: um atlas íntimo que articula e coloca em movimento o conjunto de ideias, práticas e obras desenvolvidas na pesquisa. A principal referência metodológica e epistemológica desse processo é o Atlas Mnemosyne, bem como o modo de pensar que o fundamenta, desenvolvido por Aby Warburg entre 1924 e 1929, e recentemente aprofundado por autores como Didi-Huberman (2013), Paola Berenstein Jacques (2020) e Daniel Sabóia (2021). O atlas, apresentado nesta pesquisa sob múltiplas frentes e perspectivas, revela- -se — para além de um gênero editorial e científico — como um modo de pensar e produzir conhecimento não convencional: processual, múltiplo e inacabado. São essas características que inspiram e permeiam toda a investigação e resultado desta dissertação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Atlas | pt_BR |
dc.subject | Caminhada estética | pt_BR |
dc.subject | Artes gráficas | pt_BR |
dc.subject | Design editorial | pt_BR |
dc.subject | Publicação de artista | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.title | Atlas íntimo - experimentos gráficos na urbe | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6426335153324045 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2919589905571219 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research seeks to carry out a graphic experiment that focuses on the au- thor’s intimate relationship with the city of Recife, based on the encounter be- tween graphic and editorial design, the visual arts - especially graphic art - and the field of urbanism. To this end, the central concepts that permeate the prac- tice developed by the artist throughout this dissertation are investigated, with emphasis on the notion of “aesthetic walk”. In this research, we understand the aesthetic walk as a practice that, together with its subsequent reporting, operates as a tool for producing counter-subjectivities in the city. This idea is based on the works of Francesco Careri (2013, 2017), Michel de Certeau (1994), Milton Santos (2006), Ailton Krenak (2020) and Davi Kopenawa (2015). Over the course of the work, the walk and its accounts took on various forms and supports, materializing in artist publications and pedagogical experiments. This production is gathered and organized in a final publication: an intimate atlas that articulates and sets in motion the set of ideas, practices and works developed in the research. The main methodological and epistemological reference for this process is the Mnemosyne Atlas, as well as the way of thinking that underpins it, developed by Aby Warburg between 1924 and 1929, and recently further developed by authors such as Di- di-Huberman (2013), Paola Berenstein Jacques (2020) and Daniel Sabóia (2021). The atlas, presented in this research from multiple fronts and perspectives, re- veals itself - beyond an editorial and scientific genre - as an unconventional way of thinking and producing knowledge: procedural, multiple and unfinished. It is these characteristics that inspire and permeate all the research and results of this dissertation. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Camilla Serejo de Farias.pdf | 18,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons