Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66413
Compartilhe esta página
Título: | L’enseignement/ Apprentissage du FLE et les TICE : la contribution de Book Creator pour le développement de l’oralité et de l’autonomie chez l’apprenant |
Autor(es): | Gomes, Saulo Gregório do Carmo |
Palavras-chave: | expression orale; transformation numérique; innovation pédagogique; approche communicative; technologies éducatives |
Data do documento: | 15-Abr-2025 |
Citação: | GOMES, Saulo Gregório do Carmo. L’enseignement/ Apprentissage du FLE et les TICE : la contribution de Book Creator pour le développement de l’oralité et de l’autonomie chez l’apprenant .2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Francês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho inscreve-se numa reflexão aprofundada sobre os desafios contemporâneos do ensino da expressão oral em línguas estrangeiras, particularmente em francês língua estrangeira (FLE). Num contexto de transformações digitais aceleradas, a inovação pedagógica tornou-se indispensável para responder a uma comunicação cada vez mais dinâmica. A evolução das metodologias educativas caracteriza-se pela passagem de abordagens tradicionais, centradas na leitura, na tradução e na memorização, para métodos modernos que favorecem a interação autêntica e a acção social. Com o advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação para a Educação, o ensino oral é enriquecido por ambientes híbridos que integram atividades síncronas e assíncronas, facilitando uma imersão linguística eficaz. O uso de ferramentas digitais, como o Book Creator, permite que os alunos produzam livros multimídia interativos combinando áudio, vídeo, imagens e texto. Esta abordagem estimula a criatividade, autonomia e participação ativa. Por outro lado, a evolução histórica, passando dos métodos áudio-orais para o SGAV e depois para a abordagem comunicativa e de ação preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência, demonstra uma adaptação contínua às exigências sociais. Por fim, a formação adequada dos professores e a disponibilização de recursos tecnológicos constituem alavancas essenciais para uma pedagogia inovadora e personalizada para ter sucesso. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66413 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Francês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Saulo Gregório do Carmo Gomes.pdf.pdf | 405,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons