Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66413

Compartilhe esta página

Título: L’enseignement/ Apprentissage du FLE et les TICE : la contribution de Book Creator pour le développement de l’oralité et de l’autonomie chez l’apprenant
Autor(es): Gomes, Saulo Gregório do Carmo
Palavras-chave: expression orale; transformation numérique; innovation pédagogique; approche communicative; technologies éducatives
Data do documento: 15-Abr-2025
Citação: GOMES, Saulo Gregório do Carmo. L’enseignement/ Apprentissage du FLE et les TICE : la contribution de Book Creator pour le développement de l’oralité et de l’autonomie chez l’apprenant .2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Francês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho inscreve-se numa reflexão aprofundada sobre os desafios contemporâneos do ensino da expressão oral em línguas estrangeiras, particularmente em francês língua estrangeira (FLE). Num contexto de transformações digitais aceleradas, a inovação pedagógica tornou-se indispensável para responder a uma comunicação cada vez mais dinâmica. A evolução das metodologias educativas caracteriza-se pela passagem de abordagens tradicionais, centradas na leitura, na tradução e na memorização, para métodos modernos que favorecem a interação autêntica e a acção social. Com o advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação para a Educação, o ensino oral é enriquecido por ambientes híbridos que integram atividades síncronas e assíncronas, facilitando uma imersão linguística eficaz. O uso de ferramentas digitais, como o Book Creator, permite que os alunos produzam livros multimídia interativos combinando áudio, vídeo, imagens e texto. Esta abordagem estimula a criatividade, autonomia e participação ativa. Por outro lado, a evolução histórica, passando dos métodos áudio-orais para o SGAV e depois para a abordagem comunicativa e de ação preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência, demonstra uma adaptação contínua às exigências sociais. Por fim, a formação adequada dos professores e a disponibilização de recursos tecnológicos constituem alavancas essenciais para uma pedagogia inovadora e personalizada para ter sucesso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66413
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Saulo Gregório do Carmo Gomes.pdf.pdf405,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons