Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66413

Share on

Title: L’enseignement/ Apprentissage du FLE et les TICE : la contribution de Book Creator pour le développement de l’oralité et de l’autonomie chez l’apprenant
Authors: Gomes, Saulo Gregório do Carmo
Keywords: expression orale; transformation numérique; innovation pédagogique; approche communicative; technologies éducatives
Issue Date: 15-Apr-2025
Citation: GOMES, Saulo Gregório do Carmo. L’enseignement/ Apprentissage du FLE et les TICE : la contribution de Book Creator pour le développement de l’oralité et de l’autonomie chez l’apprenant .2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Francês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho inscreve-se numa reflexão aprofundada sobre os desafios contemporâneos do ensino da expressão oral em línguas estrangeiras, particularmente em francês língua estrangeira (FLE). Num contexto de transformações digitais aceleradas, a inovação pedagógica tornou-se indispensável para responder a uma comunicação cada vez mais dinâmica. A evolução das metodologias educativas caracteriza-se pela passagem de abordagens tradicionais, centradas na leitura, na tradução e na memorização, para métodos modernos que favorecem a interação autêntica e a acção social. Com o advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação para a Educação, o ensino oral é enriquecido por ambientes híbridos que integram atividades síncronas e assíncronas, facilitando uma imersão linguística eficaz. O uso de ferramentas digitais, como o Book Creator, permite que os alunos produzam livros multimídia interativos combinando áudio, vídeo, imagens e texto. Esta abordagem estimula a criatividade, autonomia e participação ativa. Por outro lado, a evolução histórica, passando dos métodos áudio-orais para o SGAV e depois para a abordagem comunicativa e de ação preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência, demonstra uma adaptação contínua às exigências sociais. Por fim, a formação adequada dos professores e a disponibilização de recursos tecnológicos constituem alavancas essenciais para uma pedagogia inovadora e personalizada para ter sucesso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66413
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Francês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Saulo Gregório do Carmo Gomes.pdf.pdf405,5 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons