Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66413

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKunze, Daniela Lindenmeyer-
dc.contributor.authorGomes, Saulo Gregório do Carmo-
dc.date.accessioned2025-10-07T18:13:34Z-
dc.date.available2025-10-07T18:13:34Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-08-25-
dc.identifier.citationGOMES, Saulo Gregório do Carmo. L’enseignement/ Apprentissage du FLE et les TICE : la contribution de Book Creator pour le développement de l’oralité et de l’autonomie chez l’apprenant .2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Francês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66413-
dc.description.abstractEste trabalho inscreve-se numa reflexão aprofundada sobre os desafios contemporâneos do ensino da expressão oral em línguas estrangeiras, particularmente em francês língua estrangeira (FLE). Num contexto de transformações digitais aceleradas, a inovação pedagógica tornou-se indispensável para responder a uma comunicação cada vez mais dinâmica. A evolução das metodologias educativas caracteriza-se pela passagem de abordagens tradicionais, centradas na leitura, na tradução e na memorização, para métodos modernos que favorecem a interação autêntica e a acção social. Com o advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação para a Educação, o ensino oral é enriquecido por ambientes híbridos que integram atividades síncronas e assíncronas, facilitando uma imersão linguística eficaz. O uso de ferramentas digitais, como o Book Creator, permite que os alunos produzam livros multimídia interativos combinando áudio, vídeo, imagens e texto. Esta abordagem estimula a criatividade, autonomia e participação ativa. Por outro lado, a evolução histórica, passando dos métodos áudio-orais para o SGAV e depois para a abordagem comunicativa e de ação preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência, demonstra uma adaptação contínua às exigências sociais. Por fim, a formação adequada dos professores e a disponibilização de recursos tecnológicos constituem alavancas essenciais para uma pedagogia inovadora e personalizada para ter sucesso.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isofrapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectexpression oralept_BR
dc.subjecttransformation numériquept_BR
dc.subjectinnovation pédagogiquept_BR
dc.subjectapproche communicativept_BR
dc.subjecttechnologies éducativespt_BR
dc.titleL’enseignement/ Apprentissage du FLE et les TICE : la contribution de Book Creator pour le développement de l’oralité et de l’autonomie chez l’apprenantpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1521918817615537pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4835772559750373pt_BR
dc.description.abstractxCe travail s’inscrit dans une réflexion approfondie sur les défis contemporains de l’enseignement de l’expression orale en langues étrangères, particulièrement en français langue étrangère (FLE). Dans un contexte de transformations numériques accélérées, l’innovation pédagogique est devenue indispensable pour répondre à une communication de plus en plus dynamique. L’évolution des méthodologies éducatives se caractérise par le passage d’approches traditionnelles, axées sur la lecture, la traduction et la mémorisation, à des méthodes modernes favorisant l’interaction authentique et l’action sociale. Avec l’avènement des Technologies de l’Information et de la Communication pour l’Éducation, l’enseignement de l’oral se voit enrichi par des environnements hybrides intégrant activités synchrones et asynchrones, ce qui facilite une immersion linguistique efficace. L’utilisation d’outils numériques, comme Book Creator, permet aux apprenants de produire des livres multimédias interactifs en combinant audio, vidéo, images et textes. Cette approche stimule la créativité, l’autonomie et la participation active. Par ailleurs, l’évolution historique, passant des méthodes audio-orales au SGAV, puis à l’approche communicative et actionnelle prônée par le Cadre Européen Commun de Référence, démontre une adaptation continue aux exigences sociales. Enfin, la formation adéquate des enseignants et la mise à disposition de ressources technologiques constituent des leviers essentiels pour une pédagogie innovante et personnalisée pour réussir.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Francêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Saulo Gregório do Carmo Gomes.pdf.pdf405,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons