Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66413
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Kunze, Daniela Lindenmeyer | - |
dc.contributor.author | Gomes, Saulo Gregório do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-07T18:13:34Z | - |
dc.date.available | 2025-10-07T18:13:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-25 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Saulo Gregório do Carmo. L’enseignement/ Apprentissage du FLE et les TICE : la contribution de Book Creator pour le développement de l’oralité et de l’autonomie chez l’apprenant .2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Francês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66413 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho inscreve-se numa reflexão aprofundada sobre os desafios contemporâneos do ensino da expressão oral em línguas estrangeiras, particularmente em francês língua estrangeira (FLE). Num contexto de transformações digitais aceleradas, a inovação pedagógica tornou-se indispensável para responder a uma comunicação cada vez mais dinâmica. A evolução das metodologias educativas caracteriza-se pela passagem de abordagens tradicionais, centradas na leitura, na tradução e na memorização, para métodos modernos que favorecem a interação autêntica e a acção social. Com o advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação para a Educação, o ensino oral é enriquecido por ambientes híbridos que integram atividades síncronas e assíncronas, facilitando uma imersão linguística eficaz. O uso de ferramentas digitais, como o Book Creator, permite que os alunos produzam livros multimídia interativos combinando áudio, vídeo, imagens e texto. Esta abordagem estimula a criatividade, autonomia e participação ativa. Por outro lado, a evolução histórica, passando dos métodos áudio-orais para o SGAV e depois para a abordagem comunicativa e de ação preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência, demonstra uma adaptação contínua às exigências sociais. Por fim, a formação adequada dos professores e a disponibilização de recursos tecnológicos constituem alavancas essenciais para uma pedagogia inovadora e personalizada para ter sucesso. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | fra | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | expression orale | pt_BR |
dc.subject | transformation numérique | pt_BR |
dc.subject | innovation pédagogique | pt_BR |
dc.subject | approche communicative | pt_BR |
dc.subject | technologies éducatives | pt_BR |
dc.title | L’enseignement/ Apprentissage du FLE et les TICE : la contribution de Book Creator pour le développement de l’oralité et de l’autonomie chez l’apprenant | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1521918817615537 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4835772559750373 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Ce travail s’inscrit dans une réflexion approfondie sur les défis contemporains de l’enseignement de l’expression orale en langues étrangères, particulièrement en français langue étrangère (FLE). Dans un contexte de transformations numériques accélérées, l’innovation pédagogique est devenue indispensable pour répondre à une communication de plus en plus dynamique. L’évolution des méthodologies éducatives se caractérise par le passage d’approches traditionnelles, axées sur la lecture, la traduction et la mémorisation, à des méthodes modernes favorisant l’interaction authentique et l’action sociale. Avec l’avènement des Technologies de l’Information et de la Communication pour l’Éducation, l’enseignement de l’oral se voit enrichi par des environnements hybrides intégrant activités synchrones et asynchrones, ce qui facilite une immersion linguistique efficace. L’utilisation d’outils numériques, comme Book Creator, permet aux apprenants de produire des livres multimédias interactifs en combinant audio, vidéo, images et textes. Cette approche stimule la créativité, l’autonomie et la participation active. Par ailleurs, l’évolution historique, passant des méthodes audio-orales au SGAV, puis à l’approche communicative et actionnelle prônée par le Cadre Européen Commun de Référence, démontre une adaptation continue aux exigences sociales. Enfin, la formation adéquate des enseignants et la mise à disposition de ressources technologiques constituent des leviers essentiels pour une pédagogie innovante et personnalisée pour réussir. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Francês | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Francês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Saulo Gregório do Carmo Gomes.pdf.pdf | 405,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons