Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66373
Compartilhe esta página
Título: | O uso de jogos para construção do conceito de números por crianças da Educação Infantil |
Autor(es): | SILVA, Deyviane Carolaine Ramos da |
Palavras-chave: | Educação infantil; Conceito de número; Jogos matemáticos |
Data do documento: | 5-Ago-2025 |
Citação: | Silva, Deyviane Ramos da Silva. O uso de jogos para construção do conceito de números por crianças da educação infantil. 2025. Pedagogia -UFPE, Recife 2025 |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento da construção do conceito de número na Educação Infantil, por meio de jogos pedagógicos, considerando a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, com base em observações e experiências realizadas com crianças de 5 anos em duas turmas da Educação Infantil de uma escola Municipal do Recife – PE. Os referenciais teóricos adotados neste trabalho foram Jean Piaget e Constance Kamii, cujas contribuições se destacam na compreensão do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. Ambos defendem que esse desenvolvimento ocorre por meio de situações concretas de interação, nas quais a criança constrói ativamente seu conhecimento a partir da exploração, da experimentação e da resolução de problemas no contexto social. Os resultados indicam que o uso de jogos pode favorecer a construção do conceito de número de maneira lúdica, significativa e contextualizada, contribuindo para o avanço cognitivo e social das crianças. Além disso, evidenciam que a intervenção do pedagogo, por meio de perguntas norteadoras, é crucial para potencializar esse progresso. Conclui-se que os jogos são recursos didáticos valiosos no processo de construção do conhecimento matemático, estimulando a autonomia, a cooperação e o raciocínio lógico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66373 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Deyviane_assinado.pdf | 3,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons