Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66373

Share on

Title: O uso de jogos para construção do conceito de números por crianças da Educação Infantil
Authors: SILVA, Deyviane Carolaine Ramos da
Keywords: Educação infantil; Conceito de número; Jogos matemáticos
Issue Date: 5-Aug-2025
Citation: Silva, Deyviane Ramos da Silva. O uso de jogos para construção do conceito de números por crianças da educação infantil. 2025. Pedagogia -UFPE, Recife 2025
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento da construção do conceito de número na Educação Infantil, por meio de jogos pedagógicos, considerando a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, com base em observações e experiências realizadas com crianças de 5 anos em duas turmas da Educação Infantil de uma escola Municipal do Recife – PE. Os referenciais teóricos adotados neste trabalho foram Jean Piaget e Constance Kamii, cujas contribuições se destacam na compreensão do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. Ambos defendem que esse desenvolvimento ocorre por meio de situações concretas de interação, nas quais a criança constrói ativamente seu conhecimento a partir da exploração, da experimentação e da resolução de problemas no contexto social. Os resultados indicam que o uso de jogos pode favorecer a construção do conceito de número de maneira lúdica, significativa e contextualizada, contribuindo para o avanço cognitivo e social das crianças. Além disso, evidenciam que a intervenção do pedagogo, por meio de perguntas norteadoras, é crucial para potencializar esse progresso. Conclui-se que os jogos são recursos didáticos valiosos no processo de construção do conhecimento matemático, estimulando a autonomia, a cooperação e o raciocínio lógico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66373
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Deyviane_assinado.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons