Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66373
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MONTENEGRO, Juliana Azevedo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Deyviane Carolaine Ramos da | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-03T17:22:50Z | - |
dc.date.available | 2025-10-03T17:22:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-02 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Deyviane Ramos da Silva. O uso de jogos para construção do conceito de números por crianças da educação infantil. 2025. Pedagogia -UFPE, Recife 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66373 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento da construção do conceito de número na Educação Infantil, por meio de jogos pedagógicos, considerando a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, com base em observações e experiências realizadas com crianças de 5 anos em duas turmas da Educação Infantil de uma escola Municipal do Recife – PE. Os referenciais teóricos adotados neste trabalho foram Jean Piaget e Constance Kamii, cujas contribuições se destacam na compreensão do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. Ambos defendem que esse desenvolvimento ocorre por meio de situações concretas de interação, nas quais a criança constrói ativamente seu conhecimento a partir da exploração, da experimentação e da resolução de problemas no contexto social. Os resultados indicam que o uso de jogos pode favorecer a construção do conceito de número de maneira lúdica, significativa e contextualizada, contribuindo para o avanço cognitivo e social das crianças. Além disso, evidenciam que a intervenção do pedagogo, por meio de perguntas norteadoras, é crucial para potencializar esse progresso. Conclui-se que os jogos são recursos didáticos valiosos no processo de construção do conhecimento matemático, estimulando a autonomia, a cooperação e o raciocínio lógico. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Conceito de número | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.title | O uso de jogos para construção do conceito de números por crianças da Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | VEGA, Danielle Avanço | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9069007873489006 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to investigate the development of the construction of the concept of number in Early Childhood Education through educational games, considering the importance of play in the teaching and learning process. The research is based on a qualitative approach, drawing on observations and experiences carried out with five-year-old children in two Early Childhood Education classes at a municipal school in Recife, PE. The theoretical framework adopted in this work includes Jean Piaget and Constance Kamii, whose contributions stand out in understanding the development of logical-mathematical thinking. Both argue that this development occurs through concrete situations of interaction, in which the child actively constructs knowledge through exploration, experimentation, and problem-solving within a social context. The results indicate that the use of games can promote the construction of the concept of number in a playful, meaningful, and contextualized way, contributing to the cognitive and social advancement of children. Furthermore, they highlight that the intervention of the educator, through guiding questions, is crucial to enhancing this progress. It is concluded that games are valuable teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Deyviane_assinado.pdf | 3,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons