Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66372

Share on

Title: A importância de experienciar a natureza no processo de aprendizagem na educação infantil
Authors: OLIVEIRA, Camila Rayane Sá de
SOUZA, Nayane Gabriela Marinho de
Keywords: Educação infantil; Infância; Ambientes naturais; Desemparedamento; Natureza
Issue Date: 23-Jun-2025
Citation: SÁ, Camila Rayane de; SOUZA, Nayane Gabriela Marinho de. A importância de experienciar a natureza no processo de aprendizagem na educação infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este artigo tem como objetivo investigar as experiências das crianças na educação infantil em contato com os ambientes naturais, no processo de aprendizagem em dois Centros Municipais de Educação Infantil do Município do Recife. Tem como objetivo analisar como o contato com a natureza é explorado pedagogicamente pelos educadores da infância, buscando identificar se há valorização do brincar livre e da exploração do ambiente natural como elemento essencial para o desenvolvimento infantil. Encontramos que, embora haja espaços abertos nas escolas, ainda urge investirmos em políticas mais consistentes de usos de espaços, fazendo com que a natureza, nas escolas, esteja como eixo dos projetos políticos pedagógicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66372
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A_NATUREZA_NO_PROCESSO_DE_APRENDIZAGEM_NA_EDUCACAO_INFANTIL.docx_2_assinado.pdf366,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons