Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66372
Compartilhe esta página
Título: | A importância de experienciar a natureza no processo de aprendizagem na educação infantil |
Autor(es): | OLIVEIRA, Camila Rayane Sá de SOUZA, Nayane Gabriela Marinho de |
Palavras-chave: | Educação infantil; Infância; Ambientes naturais; Desemparedamento; Natureza |
Data do documento: | 23-Jun-2025 |
Citação: | SÁ, Camila Rayane de; SOUZA, Nayane Gabriela Marinho de. A importância de experienciar a natureza no processo de aprendizagem na educação infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo investigar as experiências das crianças na educação infantil em contato com os ambientes naturais, no processo de aprendizagem em dois Centros Municipais de Educação Infantil do Município do Recife. Tem como objetivo analisar como o contato com a natureza é explorado pedagogicamente pelos educadores da infância, buscando identificar se há valorização do brincar livre e da exploração do ambiente natural como elemento essencial para o desenvolvimento infantil. Encontramos que, embora haja espaços abertos nas escolas, ainda urge investirmos em políticas mais consistentes de usos de espaços, fazendo com que a natureza, nas escolas, esteja como eixo dos projetos políticos pedagógicos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66372 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A_NATUREZA_NO_PROCESSO_DE_APRENDIZAGEM_NA_EDUCACAO_INFANTIL.docx_2_assinado.pdf | 366,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons