Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66372
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GONÇALVES, Catarina Carneiro | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Camila Rayane Sá de | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Nayane Gabriela Marinho de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-03T17:13:52Z | - |
dc.date.available | 2025-10-03T17:13:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-02 | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Camila Rayane de; SOUZA, Nayane Gabriela Marinho de. A importância de experienciar a natureza no processo de aprendizagem na educação infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66372 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo investigar as experiências das crianças na educação infantil em contato com os ambientes naturais, no processo de aprendizagem em dois Centros Municipais de Educação Infantil do Município do Recife. Tem como objetivo analisar como o contato com a natureza é explorado pedagogicamente pelos educadores da infância, buscando identificar se há valorização do brincar livre e da exploração do ambiente natural como elemento essencial para o desenvolvimento infantil. Encontramos que, embora haja espaços abertos nas escolas, ainda urge investirmos em políticas mais consistentes de usos de espaços, fazendo com que a natureza, nas escolas, esteja como eixo dos projetos políticos pedagógicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Ambientes naturais | pt_BR |
dc.subject | Desemparedamento | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.title | A importância de experienciar a natureza no processo de aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9589961716038082 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1895935657182946 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to investigate the experiences of children in early childhood education in contact with natural environments, within the learning process in two Municipal Early Childhood Education Centers in the city of Recife. Its objective is to analyze how contact with nature is pedagogically explored by early childhood educators, seeking to identify whether free play and the exploration of the natural environment are valued as essential elements for child development. We found that, although there are open spaces in the schools, there is still an urgent need to invest in more consistent policies for the use of these spaces, ensuring that nature becomes a central axis in the schools’ political-pedagogical projects. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0008-4018-5691 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A_NATUREZA_NO_PROCESSO_DE_APRENDIZAGEM_NA_EDUCACAO_INFANTIL.docx_2_assinado.pdf | 366,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons