Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66372

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Catarina Carneiro-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Camila Rayane Sá de-
dc.contributor.authorSOUZA, Nayane Gabriela Marinho de-
dc.date.accessioned2025-10-03T17:13:52Z-
dc.date.available2025-10-03T17:13:52Z-
dc.date.issued2025-06-23-
dc.date.submitted2025-10-02-
dc.identifier.citationSÁ, Camila Rayane de; SOUZA, Nayane Gabriela Marinho de. A importância de experienciar a natureza no processo de aprendizagem na educação infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66372-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo investigar as experiências das crianças na educação infantil em contato com os ambientes naturais, no processo de aprendizagem em dois Centros Municipais de Educação Infantil do Município do Recife. Tem como objetivo analisar como o contato com a natureza é explorado pedagogicamente pelos educadores da infância, buscando identificar se há valorização do brincar livre e da exploração do ambiente natural como elemento essencial para o desenvolvimento infantil. Encontramos que, embora haja espaços abertos nas escolas, ainda urge investirmos em políticas mais consistentes de usos de espaços, fazendo com que a natureza, nas escolas, esteja como eixo dos projetos políticos pedagógicos.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectAmbientes naturaispt_BR
dc.subjectDesemparedamentopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.titleA importância de experienciar a natureza no processo de aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9589961716038082pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1895935657182946pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to investigate the experiences of children in early childhood education in contact with natural environments, within the learning process in two Municipal Early Childhood Education Centers in the city of Recife. Its objective is to analyze how contact with nature is pedagogically explored by early childhood educators, seeking to identify whether free play and the exploration of the natural environment are valued as essential elements for child development. We found that, although there are open spaces in the schools, there is still an urgent need to invest in more consistent policies for the use of these spaces, ensuring that nature becomes a central axis in the schools’ political-pedagogical projects.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-4018-5691pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A_NATUREZA_NO_PROCESSO_DE_APRENDIZAGEM_NA_EDUCACAO_INFANTIL.docx_2_assinado.pdf366,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons