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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66360

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Título: Contribuições dos espaços de prática como componente curricular para a discussão sobre a experimentação investigativa na formação inicial de professores de Química
Autor(es): SANTOS, Kécia de Andrade
Palavras-chave: Formação inicial de professores; Prática como componente curricular; Experimentação investigativa; Experiências formativas
Data do documento: 30-Mai-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Kécia de Andrade. Contribuições dos espaços de prática como componente curricular para a discussão sobre a experimentação investigativa na formação inicial de professores de Química. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O cenário educacional brasileiro passou por uma trajetória de reformas tanto no âmbito do Ensino Superior, quanto no contexto da Educação Básica. Uma das principais reformas nas licenciaturas consiste na necessária e obrigatória inclusão de disciplinas integradoras, que articulem os conhecimentos práticos e teóricos relacionados à formação do professor, já a Educação Básica as discussões estavam relacionadas a implementação do “Novo Ensino Médio” orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, os debates em torno da formação de professores foram intensificados, quanto aos saberes essenciais a formação docente e os demandados pelo ensino básico para futura atuação profissional, como trabalhar a partir da experimentação investigativa. Dessa forma, essa dissertação é resultado da busca por responder a problemática: como espaços de Prática como Componente Curricular (PCC) contribuem para a compreensão e para o desenvolvimento de atividades experimentais investigativas em um curso de formação inicial de professores de Química no Sertão de Pernambuco. Para tal, temos como objetivo analisar como os espaços de PCC contribuem para a discussão e o desenvolvimento da experimentação investigativa na formação inicial de professores de Química, com foco no curso de Licenciatura em Química da Unidade Acadêmica de Serra Talhada/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). Trata-se de uma investigação qualitativa, que para a construção de dados se utilizou de levantamento bibliográfico, em que foram analisados trabalhos publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências e Encontro Nacional de Ensino de Química e em periódicos de Ensino de Ciências, pesquisa documental a partir do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da licenciatura em Química da UAST/UFRPE; entrevistas narrativas com licenciandos nas quais a busca por tal relação foi realizada a partir da percepção dos licenciandos sobre as experiências vivenciadas no decorrer dos seus processos formativos, bem como o estudo de caso referente a realização de ações formativas sobre experimentação investigativa no contexto de PCC na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química. A análise dos dados construídos foi apoiada na Análise Textual Discursiva (ATD), por compreendê-la como uma abordagem de análise intensa que permite modos criativos de estudo, pesquisa e aprendizagem. A investigação permitiu observar que as contribuições dos espaços de PCC para a experimentação ainda não são reveladas de forma explícita no cenário das pesquisas científicas, que o PPC é organizado de forma a promover a experimentação como estratégia formativa dos licenciandos, mas, que é preciso estabelecer estratégias para a efetivação da PCC, principalmente no que se refere ao ensino por experimentação. Sendo evidenciado não só a partir da análise documental, também a partir da reflexão das entrevistas, que revelam a predominância de atividades experimentais tradicionais ao longo do curso bem como potencialidades das experiências formativas vivenciadas de forma excepcional em componentes optativos. De fato, os resultados mostram os benefícios que ações formativas direcionadas a estabelecer relação entre experimentação investigativa e PCC podem proporcionar a formação inicial em Química.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66360
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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