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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66360
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Flávia Cristiane Vieira da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Kécia de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-03T14:09:32Z | - |
dc.date.available | 2025-10-03T14:09:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Kécia de Andrade. Contribuições dos espaços de prática como componente curricular para a discussão sobre a experimentação investigativa na formação inicial de professores de Química. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66360 | - |
dc.description.abstract | O cenário educacional brasileiro passou por uma trajetória de reformas tanto no âmbito do Ensino Superior, quanto no contexto da Educação Básica. Uma das principais reformas nas licenciaturas consiste na necessária e obrigatória inclusão de disciplinas integradoras, que articulem os conhecimentos práticos e teóricos relacionados à formação do professor, já a Educação Básica as discussões estavam relacionadas a implementação do “Novo Ensino Médio” orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, os debates em torno da formação de professores foram intensificados, quanto aos saberes essenciais a formação docente e os demandados pelo ensino básico para futura atuação profissional, como trabalhar a partir da experimentação investigativa. Dessa forma, essa dissertação é resultado da busca por responder a problemática: como espaços de Prática como Componente Curricular (PCC) contribuem para a compreensão e para o desenvolvimento de atividades experimentais investigativas em um curso de formação inicial de professores de Química no Sertão de Pernambuco. Para tal, temos como objetivo analisar como os espaços de PCC contribuem para a discussão e o desenvolvimento da experimentação investigativa na formação inicial de professores de Química, com foco no curso de Licenciatura em Química da Unidade Acadêmica de Serra Talhada/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). Trata-se de uma investigação qualitativa, que para a construção de dados se utilizou de levantamento bibliográfico, em que foram analisados trabalhos publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências e Encontro Nacional de Ensino de Química e em periódicos de Ensino de Ciências, pesquisa documental a partir do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da licenciatura em Química da UAST/UFRPE; entrevistas narrativas com licenciandos nas quais a busca por tal relação foi realizada a partir da percepção dos licenciandos sobre as experiências vivenciadas no decorrer dos seus processos formativos, bem como o estudo de caso referente a realização de ações formativas sobre experimentação investigativa no contexto de PCC na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química. A análise dos dados construídos foi apoiada na Análise Textual Discursiva (ATD), por compreendê-la como uma abordagem de análise intensa que permite modos criativos de estudo, pesquisa e aprendizagem. A investigação permitiu observar que as contribuições dos espaços de PCC para a experimentação ainda não são reveladas de forma explícita no cenário das pesquisas científicas, que o PPC é organizado de forma a promover a experimentação como estratégia formativa dos licenciandos, mas, que é preciso estabelecer estratégias para a efetivação da PCC, principalmente no que se refere ao ensino por experimentação. Sendo evidenciado não só a partir da análise documental, também a partir da reflexão das entrevistas, que revelam a predominância de atividades experimentais tradicionais ao longo do curso bem como potencialidades das experiências formativas vivenciadas de forma excepcional em componentes optativos. De fato, os resultados mostram os benefícios que ações formativas direcionadas a estabelecer relação entre experimentação investigativa e PCC podem proporcionar a formação inicial em Química. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática como componente curricular | pt_BR |
dc.subject | Experimentação investigativa | pt_BR |
dc.subject | Experiências formativas | pt_BR |
dc.title | Contribuições dos espaços de prática como componente curricular para a discussão sobre a experimentação investigativa na formação inicial de professores de Química | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4972670197786184 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7354496286889274 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Brazilian educational landscape has undergone a series of reforms both in Higher Education and in the context of Basic Education. One of the main reforms in undergraduate teacher education programs (licenciaturas) involves the necessary and mandatory inclusion of integrative subjects that articulate practical and theoretical knowledge related to teacher training. In Basic Education, discussions have focused on the implementation of the "New High School" guided by the Common National Curriculum Base (BNCC). In this context, debates surrounding teacher education have intensified, especially regarding the essential knowledge required for teacher training and the competencies demanded by basic education for future professional practice — such as working through investigative experimentation. Accordingly, this dissertation seeks to address the following problem: How do Practice as Curricular Component (PCC) spaces contribute to the understanding and development of investigative experimental activities in an initial teacher education program in Chemistry in the Sertão region of Pernambuco? To this end, our objective is to analyze how PCC spaces contribute to the discussion and development of investigative experimentation in the initial training of Chemistry teachers, with a focus on the undergraduate Chemistry program of the Academic Unit of Serra Talhada at the Federal Rural University of Pernambuco (UAST/UFRPE). This is a qualitative investigation, and data were constructed through bibliographic research, in which papers published in the proceedings of the National Research Meeting in Science Education and the National Meeting of Chemistry Teaching, as well as in journals focused on Science Education, were analyzed. Documentary research was also conducted based on the Pedagogical Course Project (PPC) of the Chemistry teacher education program at UAST/UFRPE. In addition, narrative interviews were conducted with undergraduate students, aiming to understand their perceptions regarding their formative experiences, and a case study was carried out involving formative actions related to investigative experimentation within the context of PCC, specifically in the course "Instrumentation for Chemistry Teaching." The analysis of the constructed data was supported by Discursive Textual Analysis (DTA), which was chosen for being an intensive analytical approach that allows for creative modes of study, research, and learning. The investigation revealed that the contributions of PCC spaces to experimentation are not yet explicitly emphasized in the context of scientific research. Although the PPC is organized in a way that promotes experimentation as a formative strategy for future teachers, there is still a need to establish effective strategies for the implementation of PCC—particularly in relation to teaching through experimentation. This was evidenced not only through documentary analysis but also through reflections derived from the interviews, which revealed the predominance of traditional experimental activities throughout the course, as well as the potential of formative experiences that occurred exceptionally within elective course components. Indeed, the results highlight the benefits that formative actions aimed at establishing connections between investigative experimentation and PCC can bring to initial teacher education in Chemistry. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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