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Título : A experiência museal da pessoa com deficiência visual : um estudo de parâmetros inclusivos sob a ótica do Design
Autor : CUNHA, Amanda Rodrigues da
Palabras clave : Deficiência visual; Experiência museal; Acessibilidade; Contemplação artística
Fecha de publicación : 28-jul-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CUNHA, Amanda Rodrigues da. A experiência museal da pessoa com deficiência visual: um estudo de parâmetros inclusivos sob a ótica do Design. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Os museus são espaços que oportunizam a construção do conhecimento ao salvaguardarem obras de arte com múltiplos significados, tornando-se, assim, locais de encontro com as origens culturais e identitárias. Nesse sentido, constituem ambientes que, predominantemente, utilizam a exploração visual como meio de contemplação. No entanto, ao considerar o visitante com deficiência, as pessoas com deficiência visual, observa-se a presença de desafios durante a experiência museológica, em razão de barreiras comunicacionais, informacionais e arquitetônicas. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve como principal objetivo investigar a contemplação artística e ambiental da pessoa com deficiência visual nos espaços da Oficina Francisco Brennand e do Paço do Frevo, a fim de propor parâmetros inclusivos que considerem sua autonomia na experiência museal. Para tanto, a investigação fundamentou-se em abordagens teóricas e metodológicas voltadas à deficiência visual e à acessibilidade, buscando refletir sobre as ferramentas que favorecem a inclusão nesses ambientes. Como parte do estudo de campo, foram adotados procedimentos metodológicos que buscaram incluir à participação ativa de pessoas com deficiência visual, em parceria com a Associação Caruaruense de Cegos (ACACE), a partir da escuta, observação e análise do problema, por meio de mapeamentos comportamentais e sensoriais. O estudo identificou diversas barreiras perceptivas associadas ao grau de intensidade da deficiência visual, bem como analisou a efetividade e a funcionalidade dos recursos atualmente disponíveis nas instituições museológicas analisadas. Por fim, a pesquisa propõe um conjunto de diretrizes inclusivas relevantes para a concepção de novos projetos, com ênfase na aplicação prática dessas recomendações, com o intuito de promover experiências mais acessíveis, participativas e imersivas para visitantes com deficiência visual.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66358
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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