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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66358
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BARBOSA, Ana Carolina de Moraes Andrade | - |
dc.contributor.author | CUNHA, Amanda Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-03T14:06:51Z | - |
dc.date.available | 2025-10-03T14:06:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Amanda Rodrigues da. A experiência museal da pessoa com deficiência visual: um estudo de parâmetros inclusivos sob a ótica do Design. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66358 | - |
dc.description.abstract | Os museus são espaços que oportunizam a construção do conhecimento ao salvaguardarem obras de arte com múltiplos significados, tornando-se, assim, locais de encontro com as origens culturais e identitárias. Nesse sentido, constituem ambientes que, predominantemente, utilizam a exploração visual como meio de contemplação. No entanto, ao considerar o visitante com deficiência, as pessoas com deficiência visual, observa-se a presença de desafios durante a experiência museológica, em razão de barreiras comunicacionais, informacionais e arquitetônicas. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve como principal objetivo investigar a contemplação artística e ambiental da pessoa com deficiência visual nos espaços da Oficina Francisco Brennand e do Paço do Frevo, a fim de propor parâmetros inclusivos que considerem sua autonomia na experiência museal. Para tanto, a investigação fundamentou-se em abordagens teóricas e metodológicas voltadas à deficiência visual e à acessibilidade, buscando refletir sobre as ferramentas que favorecem a inclusão nesses ambientes. Como parte do estudo de campo, foram adotados procedimentos metodológicos que buscaram incluir à participação ativa de pessoas com deficiência visual, em parceria com a Associação Caruaruense de Cegos (ACACE), a partir da escuta, observação e análise do problema, por meio de mapeamentos comportamentais e sensoriais. O estudo identificou diversas barreiras perceptivas associadas ao grau de intensidade da deficiência visual, bem como analisou a efetividade e a funcionalidade dos recursos atualmente disponíveis nas instituições museológicas analisadas. Por fim, a pesquisa propõe um conjunto de diretrizes inclusivas relevantes para a concepção de novos projetos, com ênfase na aplicação prática dessas recomendações, com o intuito de promover experiências mais acessíveis, participativas e imersivas para visitantes com deficiência visual. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Experiência museal | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Contemplação artística | pt_BR |
dc.title | A experiência museal da pessoa com deficiência visual : um estudo de parâmetros inclusivos sob a ótica do Design | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4205965321600227 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8718971529194229 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | Museums are spaces that provide opportunities for knowledge building by safeguarding works of art with multiple meanings, thus becoming places of encounter with cultural origins and identity. In this sense, they are environments that predominantly use visual exploration as a means of contemplation. However, when considering visitors with disabilities, particularly those with visual impairments, challenges arise during the museum experience due to communication, informational, and architectural barriers. Given this scenario, the main objective of this research was to investigate the artistic and environmental contemplation of visually impaired people in the spaces of the Francisco Brennand Workshop and the Paço do Frevo, in order to propose inclusive parameters that consider their autonomy in the museum experience. To this end, the research was based on theoretical and methodological approaches focused on visual impairment and accessibility, seeking to reflect on the tools that favor inclusion in these environments. As part of the field study, methodological procedures were adopted that sought to include the active participation of visually impaired people, in partnership with the Caruaru Association of the Blind (ACACE), based on listening, observation, and analysis of the problem through behavioral and sensory mapping. The study identified several perceptual barriers associated with the degree of visual impairment, as well as analyzing the effectiveness and functionality of the resources currently available in the museum institutions analyzed. Finally, the research proposes a set of inclusive guidelines relevant to the design of new projects, with an emphasis on the practical application of these recommendations, with the aim of promoting more accessible, participatory, and immersive experiences for visitors with visual impairments. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Amanda Rodrigues da Cunha.pdf | 15,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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