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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66330

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Title: Ideologia na educação : uma perspectiva comparada da relação entre educação cívica obrigatória e apoio à democracia nas Américas
Authors: SILVA, Débora Myrlan Alves
Keywords: Educação cívica; Apoio à democracia; Comportamento político; Ideologia na educação
Issue Date: 16-Apr-2025
Citation: SILVA, Débora Myrlan Alves da. Ideologia na educação: uma perspectiva comparada da relação entre educação cívica obrigatória e apoio à democracia nas Américas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política/Relações Internacionais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Nos últimos anos, os sistemas educacionais têm se tornado alvos constantes de debates e disputas políticas, especialmente em torno da presença de ideologias e da suposta doutrinação de crianças e jovens. Nesse contexto, a educação cívica tem sido historicamente utilizada como instrumento de formação política, seja para fortalecer regimes democráticos ou para reforçar ideologias de governos autoritários. Este trabalho analisa o impacto da presença da educação cívica obrigatória sobre o apoio à democracia liberal em países da América do Sul, Central e do Norte. Este trabalho investiga o impacto da obrigatoriedade da educação cívica sobre o apoio à democracia liberal em 21 países das Américas. Parte-se da hipótese de que a simples presença da disciplina nos currículos não garante maior adesão a valores democráticos, e que o conteúdo ideológico pode afetar de formas distintas as atitudes políticas. Utilizando modelos de regressão logística ordenada (odds ratios), a análise cruza dados do Education Policies and Systems across Modern History (EPSM), que identificam a obrigatoriedade e os conteúdos ideológicos da educação cívica, com respostas de surveys de 2023 do Latin American Public Opinion Project (AmericasBarometer) sobre apoio à democracia. Os resultados indicam que, em contextos onde a educação cívica é obrigatória, há menor propensão ao apoio à democracia. O achado desafia a ideia de que a obrigatoriedade, por si só, fortalece valores democráticos.
Description: 9
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66330
Appears in Collections:(TCC) - Ciência Política (Relações Internacionais)

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