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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66330

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAVÃO, Nara de Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA, Débora Myrlan Alves-
dc.date.accessioned2025-10-01T22:35:50Z-
dc.date.available2025-10-01T22:35:50Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-05-22-
dc.identifier.citationSILVA, Débora Myrlan Alves da. Ideologia na educação: uma perspectiva comparada da relação entre educação cívica obrigatória e apoio à democracia nas Américas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política/Relações Internacionais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66330-
dc.description9pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, os sistemas educacionais têm se tornado alvos constantes de debates e disputas políticas, especialmente em torno da presença de ideologias e da suposta doutrinação de crianças e jovens. Nesse contexto, a educação cívica tem sido historicamente utilizada como instrumento de formação política, seja para fortalecer regimes democráticos ou para reforçar ideologias de governos autoritários. Este trabalho analisa o impacto da presença da educação cívica obrigatória sobre o apoio à democracia liberal em países da América do Sul, Central e do Norte. Este trabalho investiga o impacto da obrigatoriedade da educação cívica sobre o apoio à democracia liberal em 21 países das Américas. Parte-se da hipótese de que a simples presença da disciplina nos currículos não garante maior adesão a valores democráticos, e que o conteúdo ideológico pode afetar de formas distintas as atitudes políticas. Utilizando modelos de regressão logística ordenada (odds ratios), a análise cruza dados do Education Policies and Systems across Modern History (EPSM), que identificam a obrigatoriedade e os conteúdos ideológicos da educação cívica, com respostas de surveys de 2023 do Latin American Public Opinion Project (AmericasBarometer) sobre apoio à democracia. Os resultados indicam que, em contextos onde a educação cívica é obrigatória, há menor propensão ao apoio à democracia. O achado desafia a ideia de que a obrigatoriedade, por si só, fortalece valores democráticos.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação cívicapt_BR
dc.subjectApoio à democraciapt_BR
dc.subjectComportamento políticopt_BR
dc.subjectIdeologia na educaçãopt_BR
dc.titleIdeologia na educação : uma perspectiva comparada da relação entre educação cívica obrigatória e apoio à democracia nas Américaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8039571346820037pt_BR
dc.description.abstractxIn recent years, educational systems have increasingly become the focus of political debates and disputes, particularly concerning the presence of ideologies and the alleged indoctrination of children and youth. In this context, civic education has historically been used as a tool for political socialization — either to strengthen democratic regimes or to reinforce the ideologies of authoritarian governments. This study examines the impact of mandatory civic education on support for liberal democracy across 21 countries in South, Central, and North America. It is based on the hypothesis that the mere inclusion of civic education in school curricula does not necessarily foster stronger adherence to democratic values, and that the ideological content of this education may shape political attitudes in different ways. Using ordered logistic regression models (odds ratios), the analysis combines data from the Education Policies and Systems across Modern History (EPSM) — which identifies the mandatory nature and ideological content of civic education — with responses from the 2023 Latin American Public Opinion Project (AmericasBarometer) surveys regarding support for democracy. Findings suggest that in contexts where civic education is mandatory, individuals are less likely to support democracy. This challenges the assumption that mandatory civic education alone is sufficient to promote democratic values.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Ciência Políticapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCP) - Departamento de Ciência Políticapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Ciência Política/Relações Internacionaispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência Política (Relações Internacionais)

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