Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66330

Compartilhe esta página

Título: Ideologia na educação : uma perspectiva comparada da relação entre educação cívica obrigatória e apoio à democracia nas Américas
Autor(es): SILVA, Débora Myrlan Alves
Palavras-chave: Educação cívica; Apoio à democracia; Comportamento político; Ideologia na educação
Data do documento: 16-Abr-2025
Citação: SILVA, Débora Myrlan Alves da. Ideologia na educação: uma perspectiva comparada da relação entre educação cívica obrigatória e apoio à democracia nas Américas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política/Relações Internacionais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Nos últimos anos, os sistemas educacionais têm se tornado alvos constantes de debates e disputas políticas, especialmente em torno da presença de ideologias e da suposta doutrinação de crianças e jovens. Nesse contexto, a educação cívica tem sido historicamente utilizada como instrumento de formação política, seja para fortalecer regimes democráticos ou para reforçar ideologias de governos autoritários. Este trabalho analisa o impacto da presença da educação cívica obrigatória sobre o apoio à democracia liberal em países da América do Sul, Central e do Norte. Este trabalho investiga o impacto da obrigatoriedade da educação cívica sobre o apoio à democracia liberal em 21 países das Américas. Parte-se da hipótese de que a simples presença da disciplina nos currículos não garante maior adesão a valores democráticos, e que o conteúdo ideológico pode afetar de formas distintas as atitudes políticas. Utilizando modelos de regressão logística ordenada (odds ratios), a análise cruza dados do Education Policies and Systems across Modern History (EPSM), que identificam a obrigatoriedade e os conteúdos ideológicos da educação cívica, com respostas de surveys de 2023 do Latin American Public Opinion Project (AmericasBarometer) sobre apoio à democracia. Os resultados indicam que, em contextos onde a educação cívica é obrigatória, há menor propensão ao apoio à democracia. O achado desafia a ideia de que a obrigatoriedade, por si só, fortalece valores democráticos.
Descrição: 9
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66330
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência Política (Relações Internacionais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Débora Myrlan Alves (2025).pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons