Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66329

Compartilhe esta página

Título: Musicalizando em roda: A utilização da ciranda pernambucana como recurso para musicalização.
Autor(es): FALCÃO, JEAN FELIPE LEMOS DE BARROS
Palavras-chave: ciranda pernambucana; educação musical; abordagem Orff-Schulwerk; cultura popular; pedagogia musical
Data do documento: 14-Ago-2025
Citação: FALCÃO, Jean Felipe Lemos de Barros. Musicalizando em roda: A utilização da ciranda pernambucana como recurso para musicalização. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho investiga o potencial da ciranda pernambucana como recurso didático para a musicalização, estabelecendo um diálogo entre esta manifestação da cultura popular e os princípios da abordagem Orff-Schulwerk. Partindo de uma busca por práticas pedagógicas que valorizem a interação social e as raízes culturais brasileiras, a pesquisa responde ao questionamento central: " de que maneira a ciranda pernambucana pode ser utilizada como recurso para a musicalização? ". A metodologia combinou revisão bibliográfica e documental para, primeiramente, fundamentar a ciranda em seus aspectos históricos, sociais e musicais, com base em estudos pioneiros e contemporâneos sobre a ciranda em Pernambuco, como os de Diniz (1960), Rabello (1979), Cascudo (2001), Campana (2011), e o Dossiê INRC da Ciranda em Pernambuco (2014). A partir dessa base, a pesquisa articulou a prática da ciranda com os princípios da abordagem Orff-Schulwerk, conforme a obra de Cunha, Carvalho e Maschat (2015). Os principais achados revelam uma profunda convergência entre a prática da ciranda e a filosofia Orff-Schulwerk, especialmente na integração de música, palavra e movimento, no caráter coletivo e no estímulo à improvisação. O trabalho corrobora, assim, a relevância da ciranda como repertório de grande valor para a educação, conforme defendem Campana e Lima (2013), e Jacinto et al (2017). Conclui-se que a ciranda pernambucana, quando mediada pela intencionalidade pedagógica, torna-se uma potente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades musicais, motoras e sociais. A pesquisa conclui-se na apresentação de uma proposta de aula que materializa essa articulação, oferecendo um caminho prático para uma educação musical mais humana, criativa e brasileira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66329
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JEAN FELIPE LEMOS DE BARROS FALCAO.pdf686,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons