Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66329

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQueiroz, Luiz Kleber Lyra de-
dc.contributor.authorFALCÃO, JEAN FELIPE LEMOS DE BARROS-
dc.date.accessioned2025-10-01T22:15:24Z-
dc.date.available2025-10-01T22:15:24Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.date.submitted2025-09-24-
dc.identifier.citationFALCÃO, Jean Felipe Lemos de Barros. Musicalizando em roda: A utilização da ciranda pernambucana como recurso para musicalização. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66329-
dc.description.abstractO presente trabalho investiga o potencial da ciranda pernambucana como recurso didático para a musicalização, estabelecendo um diálogo entre esta manifestação da cultura popular e os princípios da abordagem Orff-Schulwerk. Partindo de uma busca por práticas pedagógicas que valorizem a interação social e as raízes culturais brasileiras, a pesquisa responde ao questionamento central: " de que maneira a ciranda pernambucana pode ser utilizada como recurso para a musicalização? ". A metodologia combinou revisão bibliográfica e documental para, primeiramente, fundamentar a ciranda em seus aspectos históricos, sociais e musicais, com base em estudos pioneiros e contemporâneos sobre a ciranda em Pernambuco, como os de Diniz (1960), Rabello (1979), Cascudo (2001), Campana (2011), e o Dossiê INRC da Ciranda em Pernambuco (2014). A partir dessa base, a pesquisa articulou a prática da ciranda com os princípios da abordagem Orff-Schulwerk, conforme a obra de Cunha, Carvalho e Maschat (2015). Os principais achados revelam uma profunda convergência entre a prática da ciranda e a filosofia Orff-Schulwerk, especialmente na integração de música, palavra e movimento, no caráter coletivo e no estímulo à improvisação. O trabalho corrobora, assim, a relevância da ciranda como repertório de grande valor para a educação, conforme defendem Campana e Lima (2013), e Jacinto et al (2017). Conclui-se que a ciranda pernambucana, quando mediada pela intencionalidade pedagógica, torna-se uma potente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades musicais, motoras e sociais. A pesquisa conclui-se na apresentação de uma proposta de aula que materializa essa articulação, oferecendo um caminho prático para uma educação musical mais humana, criativa e brasileira.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectciranda pernambucanapt_BR
dc.subjecteducação musicalpt_BR
dc.subjectabordagem Orff-Schulwerkpt_BR
dc.subjectcultura popularpt_BR
dc.subjectpedagogia musicalpt_BR
dc.titleMusicalizando em roda: A utilização da ciranda pernambucana como recurso para musicalização.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5686626604137752pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the potential of the Pernambucan ciranda as a didactic resource for music education, establishing a dialogue between this popular culture manifestation and the principles of the Orff-Schulwerk approach. Stemming from a search for pedagogical practices that value social interaction and Brazilian cultural roots, the research addresses the central question: "In what ways can the Pernambucan ciranda be used as a resource for music education?". The methodology combined a bibliographic and documentary review to, firstly, ground the ciranda in its historical, social, and musical aspects, based on pioneering and contemporary studies on the ciranda in Pernambuco, such as those by Diniz (1960), Rabello (1979), Cascudo (2001), Campana (2011), and the Dossiê INRC da Ciranda em Pernambuco (2014). From this foundation, the research articulated the practice of ciranda with the principles of the Orff-Schulwerk approach, according to the work of Cunha, Carvalho, and Maschat (2015). The main findings reveal a profound convergence between the practice of ciranda and the Orff-Schulwerk philosophy, especially in the integration of music, speech, and movement, its collective nature, and the encouragement of improvisation. The work thus corroborates the relevance of ciranda as a highly valuable repertoire for education, as advocated by Campana and Lima (2013), and Jacinto et al (2017). It is concluded that the Pernambucan ciranda, when mediated by pedagogical intentionality, becomes a powerful tool for the development of musical, motor, and social skills. The research culminates in the presentation of a lesson plan proposal that materializes this articulation, offering a practical path for a more humanistic, creative, and Brazilian music education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JEAN FELIPE LEMOS DE BARROS FALCAO.pdf686,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons