Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66329
Share on
Title: | Musicalizando em roda: A utilização da ciranda pernambucana como recurso para musicalização. |
Authors: | FALCÃO, JEAN FELIPE LEMOS DE BARROS |
Keywords: | ciranda pernambucana; educação musical; abordagem Orff-Schulwerk; cultura popular; pedagogia musical |
Issue Date: | 14-Aug-2025 |
Citation: | FALCÃO, Jean Felipe Lemos de Barros. Musicalizando em roda: A utilização da ciranda pernambucana como recurso para musicalização. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho investiga o potencial da ciranda pernambucana como recurso didático para a musicalização, estabelecendo um diálogo entre esta manifestação da cultura popular e os princípios da abordagem Orff-Schulwerk. Partindo de uma busca por práticas pedagógicas que valorizem a interação social e as raízes culturais brasileiras, a pesquisa responde ao questionamento central: " de que maneira a ciranda pernambucana pode ser utilizada como recurso para a musicalização? ". A metodologia combinou revisão bibliográfica e documental para, primeiramente, fundamentar a ciranda em seus aspectos históricos, sociais e musicais, com base em estudos pioneiros e contemporâneos sobre a ciranda em Pernambuco, como os de Diniz (1960), Rabello (1979), Cascudo (2001), Campana (2011), e o Dossiê INRC da Ciranda em Pernambuco (2014). A partir dessa base, a pesquisa articulou a prática da ciranda com os princípios da abordagem Orff-Schulwerk, conforme a obra de Cunha, Carvalho e Maschat (2015). Os principais achados revelam uma profunda convergência entre a prática da ciranda e a filosofia Orff-Schulwerk, especialmente na integração de música, palavra e movimento, no caráter coletivo e no estímulo à improvisação. O trabalho corrobora, assim, a relevância da ciranda como repertório de grande valor para a educação, conforme defendem Campana e Lima (2013), e Jacinto et al (2017). Conclui-se que a ciranda pernambucana, quando mediada pela intencionalidade pedagógica, torna-se uma potente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades musicais, motoras e sociais. A pesquisa conclui-se na apresentação de uma proposta de aula que materializa essa articulação, oferecendo um caminho prático para uma educação musical mais humana, criativa e brasileira. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66329 |
Appears in Collections: | (TCC) - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC JEAN FELIPE LEMOS DE BARROS FALCAO.pdf | 686,35 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License