Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66293

Comparte esta pagina

Título : Vozes da EJA: Educação, Cidadania e Políticas Públicas
Autor : SILVA, Ana Maria da
BARBOSA, Eliane Carla
Palabras clave : EJA; Sujeitos da EJA; Educação; Cidadania; Políticas Públicas
Fecha de publicación : 5-ago-2025
Citación : Vozes da EJA: Educação, Cidadania e Políticas Públicas / Ana Maria da Silva, Eliane Carla Barbosa. - Recife, 2025.
Resumen : O artigo objetiva apreender os sentidos e interpretações que os sujeitos da EJA dão aos seus processos educativos e de cidadania. Entender como esses sujeitos veem sua posição nos contextos escolares e social nos fornece uma percepção valiosa sobre sua autoconcepção como cidadãos e suas expectativas de participação nas decisões que afetam suas vidas. A partir de um breve levantamento teórico-conceitual ponderamos aspectos concatenados à EJA enquanto uma modalidade de ensino: o resgate da cidadania e as políticas públicas (educacionais) no Brasil. A metodologia escolhida se baseia nas pesquisas qualitativa e bibliográfica. A parte empírica se deu em duas escolas municipais, uma na cidade de Camaragibe e outra, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, ambas no estado de Pernambuco. Por fim, concluímos que a EJA é um espaço fundamental para a promoção da cidadania, mas que carece de maior investimento, visibilidade e articulação entre teoria e prática.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66293
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Ana_e_Eliane_CE-UFPE_assinado.pdf197,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons