Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66293
Comparte esta pagina
Título : | Vozes da EJA: Educação, Cidadania e Políticas Públicas |
Autor : | SILVA, Ana Maria da BARBOSA, Eliane Carla |
Palabras clave : | EJA; Sujeitos da EJA; Educação; Cidadania; Políticas Públicas |
Fecha de publicación : | 5-ago-2025 |
Citación : | Vozes da EJA: Educação, Cidadania e Políticas Públicas / Ana Maria da Silva, Eliane Carla Barbosa. - Recife, 2025. |
Resumen : | O artigo objetiva apreender os sentidos e interpretações que os sujeitos da EJA dão aos seus processos educativos e de cidadania. Entender como esses sujeitos veem sua posição nos contextos escolares e social nos fornece uma percepção valiosa sobre sua autoconcepção como cidadãos e suas expectativas de participação nas decisões que afetam suas vidas. A partir de um breve levantamento teórico-conceitual ponderamos aspectos concatenados à EJA enquanto uma modalidade de ensino: o resgate da cidadania e as políticas públicas (educacionais) no Brasil. A metodologia escolhida se baseia nas pesquisas qualitativa e bibliográfica. A parte empírica se deu em duas escolas municipais, uma na cidade de Camaragibe e outra, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, ambas no estado de Pernambuco. Por fim, concluímos que a EJA é um espaço fundamental para a promoção da cidadania, mas que carece de maior investimento, visibilidade e articulação entre teoria e prática. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66293 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Ana_e_Eliane_CE-UFPE_assinado.pdf | 197,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons