Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66293

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Cristiano de França-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Maria da-
dc.contributor.authorBARBOSA, Eliane Carla-
dc.date.accessioned2025-09-29T18:03:57Z-
dc.date.available2025-09-29T18:03:57Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.date.submitted2025-09-29-
dc.identifier.citationVozes da EJA: Educação, Cidadania e Políticas Públicas / Ana Maria da Silva, Eliane Carla Barbosa. - Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66293-
dc.description.abstractO artigo objetiva apreender os sentidos e interpretações que os sujeitos da EJA dão aos seus processos educativos e de cidadania. Entender como esses sujeitos veem sua posição nos contextos escolares e social nos fornece uma percepção valiosa sobre sua autoconcepção como cidadãos e suas expectativas de participação nas decisões que afetam suas vidas. A partir de um breve levantamento teórico-conceitual ponderamos aspectos concatenados à EJA enquanto uma modalidade de ensino: o resgate da cidadania e as políticas públicas (educacionais) no Brasil. A metodologia escolhida se baseia nas pesquisas qualitativa e bibliográfica. A parte empírica se deu em duas escolas municipais, uma na cidade de Camaragibe e outra, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, ambas no estado de Pernambuco. Por fim, concluímos que a EJA é um espaço fundamental para a promoção da cidadania, mas que carece de maior investimento, visibilidade e articulação entre teoria e prática.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectSujeitos da EJApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.titleVozes da EJA: Educação, Cidadania e Políticas Públicaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7382763157685895pt_BR
dc.description.abstractxThe article aims to apprehend the meanings and interpretations that EJA students give to their educational and citizenship processes. Understanding how these individuals see their position in school and social contexts provides us with a valuable perception of their self-conception as citizens and their expectations of participation in decisions that affect their lives. Based on a brief theoretical-conceptual survey, we considered aspects related to EJA as a teaching modality: the recovery of citizenship and public (educational) policies in Brazil. The chosen methodology is based on qualitative and bibliographic research. The empirical part took place in two municipal schools, one in the city of Camaragibe and another in the city of Jaboatão dos Guararapes, both in the state of Pernambuco. Finally, we conclude that EJA is a fundamental space for the promotion of citizenship but still lacks greater investment, visibility, and articulation between theory and practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS SOCIOFILOSÓFICOS DA EDUCACÃO - CEpt_BR
dc.degree.graduationPedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ana_e_Eliane_CE-UFPE_assinado.pdf197,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons