Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66293
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Cristiano de França | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ana Maria da | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Eliane Carla | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-29T18:03:57Z | - |
dc.date.available | 2025-09-29T18:03:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-29 | - |
dc.identifier.citation | Vozes da EJA: Educação, Cidadania e Políticas Públicas / Ana Maria da Silva, Eliane Carla Barbosa. - Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66293 | - |
dc.description.abstract | O artigo objetiva apreender os sentidos e interpretações que os sujeitos da EJA dão aos seus processos educativos e de cidadania. Entender como esses sujeitos veem sua posição nos contextos escolares e social nos fornece uma percepção valiosa sobre sua autoconcepção como cidadãos e suas expectativas de participação nas decisões que afetam suas vidas. A partir de um breve levantamento teórico-conceitual ponderamos aspectos concatenados à EJA enquanto uma modalidade de ensino: o resgate da cidadania e as políticas públicas (educacionais) no Brasil. A metodologia escolhida se baseia nas pesquisas qualitativa e bibliográfica. A parte empírica se deu em duas escolas municipais, uma na cidade de Camaragibe e outra, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, ambas no estado de Pernambuco. Por fim, concluímos que a EJA é um espaço fundamental para a promoção da cidadania, mas que carece de maior investimento, visibilidade e articulação entre teoria e prática. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Sujeitos da EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.title | Vozes da EJA: Educação, Cidadania e Políticas Públicas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7382763157685895 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The article aims to apprehend the meanings and interpretations that EJA students give to their educational and citizenship processes. Understanding how these individuals see their position in school and social contexts provides us with a valuable perception of their self-conception as citizens and their expectations of participation in decisions that affect their lives. Based on a brief theoretical-conceptual survey, we considered aspects related to EJA as a teaching modality: the recovery of citizenship and public (educational) policies in Brazil. The chosen methodology is based on qualitative and bibliographic research. The empirical part took place in two municipal schools, one in the city of Camaragibe and another in the city of Jaboatão dos Guararapes, both in the state of Pernambuco. Finally, we conclude that EJA is a fundamental space for the promotion of citizenship but still lacks greater investment, visibility, and articulation between theory and practice. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS SOCIOFILOSÓFICOS DA EDUCACÃO - CE | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Ana_e_Eliane_CE-UFPE_assinado.pdf | 197,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons