Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66293
Compartilhe esta página
Título: | Vozes da EJA: Educação, Cidadania e Políticas Públicas |
Autor(es): | SILVA, Ana Maria da BARBOSA, Eliane Carla |
Palavras-chave: | EJA; Sujeitos da EJA; Educação; Cidadania; Políticas Públicas |
Data do documento: | 5-Ago-2025 |
Citação: | Vozes da EJA: Educação, Cidadania e Políticas Públicas / Ana Maria da Silva, Eliane Carla Barbosa. - Recife, 2025. |
Abstract: | O artigo objetiva apreender os sentidos e interpretações que os sujeitos da EJA dão aos seus processos educativos e de cidadania. Entender como esses sujeitos veem sua posição nos contextos escolares e social nos fornece uma percepção valiosa sobre sua autoconcepção como cidadãos e suas expectativas de participação nas decisões que afetam suas vidas. A partir de um breve levantamento teórico-conceitual ponderamos aspectos concatenados à EJA enquanto uma modalidade de ensino: o resgate da cidadania e as políticas públicas (educacionais) no Brasil. A metodologia escolhida se baseia nas pesquisas qualitativa e bibliográfica. A parte empírica se deu em duas escolas municipais, uma na cidade de Camaragibe e outra, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, ambas no estado de Pernambuco. Por fim, concluímos que a EJA é um espaço fundamental para a promoção da cidadania, mas que carece de maior investimento, visibilidade e articulação entre teoria e prática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66293 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Ana_e_Eliane_CE-UFPE_assinado.pdf | 197,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons