Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66274

Compartilhe esta página

Título: A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS NA COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA
Autor(es): DANIELLY COUTINHO, LOPES
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Natação; Desenvolvimento Motor; Crianças
Data do documento: 6-Ago-2025
Citação: LOPES, Danielly Coutinho. A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS NA COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA. 2025. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Bacharelado, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é acompanhado por comprometimentos sociais, comunicacionais e motores, que impactam significativamente a qualidade de vida das crianças afetadas. A prática da natação e outras intervenções aquáticas têm sido apontadas como estratégias promissoras para o desenvolvimento da competência motora e melhoria das habilidades sociais em crianças com TEA. Diante disso, o objetivo do estudo foi identificar os efeitos das atividades aquáticas na competência motora de crianças com TEA. Esta revisão sistematizada analisou estudos publicados entre 2020 e 2025 abrangendo uma amostra com crianças com idades até 12 anos. As intervenções avaliadas incluíram natação adaptada, hidroterapia, método Halliwick e exercícios psicomotores aquáticos, com duração de 8 a 16 semanas. Os resultados indicam que as atividades aquáticas promovem melhorias significativas na coordenação motora grossa, equilíbrio, controle postural e funções executivas, além de contribuir para o aumento da interação social e redução de comportamentos estereotipados. Apesar da heterogeneidade metodológica entre os estudos, os achados reforçam o potencial terapêutico da natação para crianças com TEA, destacando a necessidade de investigações futuras com maior rigor científico para consolidar evidências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66274
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danielly Lopes.pdf446,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons