Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66274
Comparte esta pagina
Título : | A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS NA COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA |
Autor : | DANIELLY COUTINHO, LOPES |
Palabras clave : | Transtorno do Espectro Autista; Natação; Desenvolvimento Motor; Crianças |
Fecha de publicación : | 6-ago-2025 |
Citación : | LOPES, Danielly Coutinho. A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS NA COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA. 2025. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Bacharelado, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é acompanhado por comprometimentos sociais, comunicacionais e motores, que impactam significativamente a qualidade de vida das crianças afetadas. A prática da natação e outras intervenções aquáticas têm sido apontadas como estratégias promissoras para o desenvolvimento da competência motora e melhoria das habilidades sociais em crianças com TEA. Diante disso, o objetivo do estudo foi identificar os efeitos das atividades aquáticas na competência motora de crianças com TEA. Esta revisão sistematizada analisou estudos publicados entre 2020 e 2025 abrangendo uma amostra com crianças com idades até 12 anos. As intervenções avaliadas incluíram natação adaptada, hidroterapia, método Halliwick e exercícios psicomotores aquáticos, com duração de 8 a 16 semanas. Os resultados indicam que as atividades aquáticas promovem melhorias significativas na coordenação motora grossa, equilíbrio, controle postural e funções executivas, além de contribuir para o aumento da interação social e redução de comportamentos estereotipados. Apesar da heterogeneidade metodológica entre os estudos, os achados reforçam o potencial terapêutico da natação para crianças com TEA, destacando a necessidade de investigações futuras com maior rigor científico para consolidar evidências. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66274 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Danielly Lopes.pdf | 446,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons