Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66274

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorThais Maria da, Silva-
dc.contributor.authorDANIELLY COUTINHO, LOPES-
dc.date.accessioned2025-09-26T18:13:34Z-
dc.date.available2025-09-26T18:13:34Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.date.submitted2025-09-19-
dc.identifier.citationLOPES, Danielly Coutinho. A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS NA COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA. 2025. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Bacharelado, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66274-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é acompanhado por comprometimentos sociais, comunicacionais e motores, que impactam significativamente a qualidade de vida das crianças afetadas. A prática da natação e outras intervenções aquáticas têm sido apontadas como estratégias promissoras para o desenvolvimento da competência motora e melhoria das habilidades sociais em crianças com TEA. Diante disso, o objetivo do estudo foi identificar os efeitos das atividades aquáticas na competência motora de crianças com TEA. Esta revisão sistematizada analisou estudos publicados entre 2020 e 2025 abrangendo uma amostra com crianças com idades até 12 anos. As intervenções avaliadas incluíram natação adaptada, hidroterapia, método Halliwick e exercícios psicomotores aquáticos, com duração de 8 a 16 semanas. Os resultados indicam que as atividades aquáticas promovem melhorias significativas na coordenação motora grossa, equilíbrio, controle postural e funções executivas, além de contribuir para o aumento da interação social e redução de comportamentos estereotipados. Apesar da heterogeneidade metodológica entre os estudos, os achados reforçam o potencial terapêutico da natação para crianças com TEA, destacando a necessidade de investigações futuras com maior rigor científico para consolidar evidências.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Motorpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS NA COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMATIZADApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3319114455046905pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD) is accompanied by social, communicational, and motor impairments that significantly impact the quality of life of affected children. Swimming and other aquatic interventions have been identified as promising strategies for the development of motor competence and the improvement of social skills in children with ASD. Therefore, the aim of this study was to identify the effects of aquatic activities on the motor competence of children with ASD. This systematized review analyzed studies published between 2020 and 2025, including a sample of children up to 12 years old. The interventions assessed included adapted swimming, hydrotherapy, the Halliwick method, and aquatic psychomotor exercises, with a duration ranging from 8 to 16 weeks. The results indicate that aquatic activities promote significant improvements in gross motor coordination, balance, postural control, and executive functions, in addition to contributing to increased social interaction and reduced stereotyped behaviors. Despite methodological heterogeneity among the studies, the findings reinforce the therapeutic potential of swimming for children with ASD, highlighting the need for future investigations with greater scientific rigor to consolidate evidence.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danielly Lopes.pdf446,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons