Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66272

Comparte esta pagina

Título : Leitura e escrita na educação infantil: o espaço das brincadeiras no processo de aprendizagem de crianças de 5 anos.
Autor : SILVA, Larissa Nascimento da
Palabras clave : Educação infantil; Ludicidade; Leitura e escrita; Alfabetização
Fecha de publicación : 17-jul-2025
Citación : SILVA, Larissa Nascimento da; GONÇALVES, Catarina Carneiro. Leitura e escrita na educação infantil: o espaço das brincadeiras no processo de aprendizagem de crianças de 5 anos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender como as práticas de leitura e escrita são vivenciadas por crianças de cinco anos na Educação Infantil, considerando a articulação entre linguagem e ludicidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de um estudo de caso em uma turma da rede pública do Recife. Os dados foram produzidos a partir de uma entrevista semiestruturada com a professora e observações não participantes do cotidiano pedagógico, analisando como o brincar atravessa ou não as propostas de leitura e escrita. Os resultados apontam que é possível desenvolver práticas de linguagem na Educação Infantil de forma significativa e respeitosa, sem antecipar conteúdos do Ensino Fundamental ou recorrer a métodos descontextualizados. As experiências observadas demonstraram que a ludicidade se fez presente, potencializando o processo de alfabetização iniciado na Educação Infantil. Dessa forma, a pesquisa confirma que, ao considerar o brincar como linguagem própria da infância, é possível planejar práticas pedagógicas que respeitem os modos de ser e aprender das crianças pequenas, promovendo o envolvimento com a linguagem escrita sem abrir mão do direito ao brincar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66272
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons