Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66272

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Catarina Carneiro-
dc.contributor.authorSILVA, Larissa Nascimento da-
dc.date.accessioned2025-09-26T17:37:36Z-
dc.date.available2025-09-26T17:37:36Z-
dc.date.issued2025-07-17-
dc.date.submitted2025-09-25-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Nascimento da; GONÇALVES, Catarina Carneiro. Leitura e escrita na educação infantil: o espaço das brincadeiras no processo de aprendizagem de crianças de 5 anos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66272-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender como as práticas de leitura e escrita são vivenciadas por crianças de cinco anos na Educação Infantil, considerando a articulação entre linguagem e ludicidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de um estudo de caso em uma turma da rede pública do Recife. Os dados foram produzidos a partir de uma entrevista semiestruturada com a professora e observações não participantes do cotidiano pedagógico, analisando como o brincar atravessa ou não as propostas de leitura e escrita. Os resultados apontam que é possível desenvolver práticas de linguagem na Educação Infantil de forma significativa e respeitosa, sem antecipar conteúdos do Ensino Fundamental ou recorrer a métodos descontextualizados. As experiências observadas demonstraram que a ludicidade se fez presente, potencializando o processo de alfabetização iniciado na Educação Infantil. Dessa forma, a pesquisa confirma que, ao considerar o brincar como linguagem própria da infância, é possível planejar práticas pedagógicas que respeitem os modos de ser e aprender das crianças pequenas, promovendo o envolvimento com a linguagem escrita sem abrir mão do direito ao brincar.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleLeitura e escrita na educação infantil: o espaço das brincadeiras no processo de aprendizagem de crianças de 5 anos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8102673430888574pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1895935657182946pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons