Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66272

Compartilhe esta página

Título: Leitura e escrita na educação infantil: o espaço das brincadeiras no processo de aprendizagem de crianças de 5 anos.
Autor(es): SILVA, Larissa Nascimento da
Palavras-chave: Educação infantil; Ludicidade; Leitura e escrita; Alfabetização
Data do documento: 17-Jul-2025
Citação: SILVA, Larissa Nascimento da; GONÇALVES, Catarina Carneiro. Leitura e escrita na educação infantil: o espaço das brincadeiras no processo de aprendizagem de crianças de 5 anos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender como as práticas de leitura e escrita são vivenciadas por crianças de cinco anos na Educação Infantil, considerando a articulação entre linguagem e ludicidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de um estudo de caso em uma turma da rede pública do Recife. Os dados foram produzidos a partir de uma entrevista semiestruturada com a professora e observações não participantes do cotidiano pedagógico, analisando como o brincar atravessa ou não as propostas de leitura e escrita. Os resultados apontam que é possível desenvolver práticas de linguagem na Educação Infantil de forma significativa e respeitosa, sem antecipar conteúdos do Ensino Fundamental ou recorrer a métodos descontextualizados. As experiências observadas demonstraram que a ludicidade se fez presente, potencializando o processo de alfabetização iniciado na Educação Infantil. Dessa forma, a pesquisa confirma que, ao considerar o brincar como linguagem própria da infância, é possível planejar práticas pedagógicas que respeitem os modos de ser e aprender das crianças pequenas, promovendo o envolvimento com a linguagem escrita sem abrir mão do direito ao brincar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66272
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons