Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66242

Comparte esta pagina

Título : A encenação das personas de Taylor Swift na The Eras Tour e a fruição dos fãs brasileiros no TikTok
Autor : SOARES, Bruna de Barros
Palabras clave : Taylor Swift; TikTok; Persona; Fandom; Performance
Fecha de publicación : 7-ago-2025
Citación : SOARES, Bruna de Barros. A encenação das personas de Taylor Swift na The Eras Tour e a fruição dos fãs brasileiros no TikTok. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Rádio, TV e Internet) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A partir do conceito de persona como construção simbólica e relacional, este estudo analisa a encenação das diferentes identidades artísticas de Taylor Swift na turnê The Eras Tour e sua recepção pelo público no TikTok durante sua passagem pelo Brasil. A pesquisa investiga como as múltiplas identidades performáticas da artista são construídas com base em signos musicais, afetivos e visuais, e como essas construções são reinterpretadas por fãs brasileiros por meio de vídeos publicados na plataforma. A metodologia adotada consistiu na análise quanti-qualitativa dos vinte vídeos mais curtidos ao se buscar “The Eras Tour Brasil” no TikTok. Os resultados apontam para quatro categorias centrais de apropriação: enfrentamento coletivo ao calor nos shows do Rio de Janeiro; manifestações de afeto entre artista e público; expressões de humor típicas da cultura brasileira; e intensidade da participação do público nos espetáculos. Conclui-se que a fruição do público vai além da estética musical, revelando processos afetivos, simbólicos e sociais de pertencimento e copresença, em que o fã atua como coautor dos significados atribuídos às performances de Swift.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66242
Aparece en las colecciones: (TCC) - Rádio, TV e Internet

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bruna de Barros Soares.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons