Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66242

Share on

Title: A encenação das personas de Taylor Swift na The Eras Tour e a fruição dos fãs brasileiros no TikTok
Authors: SOARES, Bruna de Barros
Keywords: Taylor Swift; TikTok; Persona; Fandom; Performance
Issue Date: 7-Aug-2025
Citation: SOARES, Bruna de Barros. A encenação das personas de Taylor Swift na The Eras Tour e a fruição dos fãs brasileiros no TikTok. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Rádio, TV e Internet) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A partir do conceito de persona como construção simbólica e relacional, este estudo analisa a encenação das diferentes identidades artísticas de Taylor Swift na turnê The Eras Tour e sua recepção pelo público no TikTok durante sua passagem pelo Brasil. A pesquisa investiga como as múltiplas identidades performáticas da artista são construídas com base em signos musicais, afetivos e visuais, e como essas construções são reinterpretadas por fãs brasileiros por meio de vídeos publicados na plataforma. A metodologia adotada consistiu na análise quanti-qualitativa dos vinte vídeos mais curtidos ao se buscar “The Eras Tour Brasil” no TikTok. Os resultados apontam para quatro categorias centrais de apropriação: enfrentamento coletivo ao calor nos shows do Rio de Janeiro; manifestações de afeto entre artista e público; expressões de humor típicas da cultura brasileira; e intensidade da participação do público nos espetáculos. Conclui-se que a fruição do público vai além da estética musical, revelando processos afetivos, simbólicos e sociais de pertencimento e copresença, em que o fã atua como coautor dos significados atribuídos às performances de Swift.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66242
Appears in Collections:(TCC) - Rádio, TV e Internet

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Bruna de Barros Soares.pdf2,91 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons