Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66242
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Thiago | - |
dc.contributor.author | SOARES, Bruna de Barros | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T16:19:55Z | - |
dc.date.available | 2025-09-25T16:19:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-13 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Bruna de Barros. A encenação das personas de Taylor Swift na The Eras Tour e a fruição dos fãs brasileiros no TikTok. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Rádio, TV e Internet) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66242 | - |
dc.description.abstract | A partir do conceito de persona como construção simbólica e relacional, este estudo analisa a encenação das diferentes identidades artísticas de Taylor Swift na turnê The Eras Tour e sua recepção pelo público no TikTok durante sua passagem pelo Brasil. A pesquisa investiga como as múltiplas identidades performáticas da artista são construídas com base em signos musicais, afetivos e visuais, e como essas construções são reinterpretadas por fãs brasileiros por meio de vídeos publicados na plataforma. A metodologia adotada consistiu na análise quanti-qualitativa dos vinte vídeos mais curtidos ao se buscar “The Eras Tour Brasil” no TikTok. Os resultados apontam para quatro categorias centrais de apropriação: enfrentamento coletivo ao calor nos shows do Rio de Janeiro; manifestações de afeto entre artista e público; expressões de humor típicas da cultura brasileira; e intensidade da participação do público nos espetáculos. Conclui-se que a fruição do público vai além da estética musical, revelando processos afetivos, simbólicos e sociais de pertencimento e copresença, em que o fã atua como coautor dos significados atribuídos às performances de Swift. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Taylor Swift | pt_BR |
dc.subject | TikTok | pt_BR |
dc.subject | Persona | pt_BR |
dc.subject | Fandom | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.title | A encenação das personas de Taylor Swift na The Eras Tour e a fruição dos fãs brasileiros no TikTok | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8404228786481624 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Rádio, TV e Internet – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Rádio, TV e Internet |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruna de Barros Soares.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons