Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66203

Compartilhe esta página

Título: Heterogeneidades no processo de alfabetização: análise comparativa entre práticas de ensino na abordagem fônica e na Alfabetização na perspectiva do letramento
Autor(es): SALES, Anna Beatriz Araújo
Palavras-chave: Alfabetização; Heterogeneidades; Práticas de ensino
Data do documento: 13-Ago-2025
Citação: SALES, Anna Beatriz Araújo. Heterogeneidades no processo de alfabetização: análise comparativa entre práticas de ensino na abordagem fônica e na Alfabetização na perspectiva do letramento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar de que maneira diferentes concepções de alfabetização influenciam as práticas docentes no enfrentamento da heterogeneidade de conhecimentos presentes em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, envolvendo observações em sala de aula, entrevistas semiestruturadas com duas professoras da rede pública do Recife e aplicação de atividade diagnóstica com os alunos. As docentes participantes atuam com abordagens distintas: uma fundamentada no método fônico e a outra na perspectiva do letramento. A análise evidenciou que as práticas pedagógicas estão diretamente relacionadas às concepções teóricas que embasam o trabalho docente. Práticas pedagógicas ancoradas na alfabetização como prática social mostram-se mais eficazes para lidar com a heterogeneidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66203
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_-_ANNA_BEATRIZ_ARAUJO_SALES__assinado.pdf435,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons