Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66203

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves-
dc.contributor.authorSALES, Anna Beatriz Araújo-
dc.date.accessioned2025-09-24T18:49:24Z-
dc.date.available2025-09-24T18:49:24Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-09-23-
dc.identifier.citationSALES, Anna Beatriz Araújo. Heterogeneidades no processo de alfabetização: análise comparativa entre práticas de ensino na abordagem fônica e na Alfabetização na perspectiva do letramento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66203-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar de que maneira diferentes concepções de alfabetização influenciam as práticas docentes no enfrentamento da heterogeneidade de conhecimentos presentes em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, envolvendo observações em sala de aula, entrevistas semiestruturadas com duas professoras da rede pública do Recife e aplicação de atividade diagnóstica com os alunos. As docentes participantes atuam com abordagens distintas: uma fundamentada no método fônico e a outra na perspectiva do letramento. A análise evidenciou que as práticas pedagógicas estão diretamente relacionadas às concepções teóricas que embasam o trabalho docente. Práticas pedagógicas ancoradas na alfabetização como prática social mostram-se mais eficazes para lidar com a heterogeneidade.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectHeterogeneidadespt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleHeterogeneidades no processo de alfabetização: análise comparativa entre práticas de ensino na abordagem fônica e na Alfabetização na perspectiva do letramentopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7067577040419696pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_-_ANNA_BEATRIZ_ARAUJO_SALES__assinado.pdf435,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons