Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66203

Share on

Title: Heterogeneidades no processo de alfabetização: análise comparativa entre práticas de ensino na abordagem fônica e na Alfabetização na perspectiva do letramento
Authors: SALES, Anna Beatriz Araújo
Keywords: Alfabetização; Heterogeneidades; Práticas de ensino
Issue Date: 13-Aug-2025
Citation: SALES, Anna Beatriz Araújo. Heterogeneidades no processo de alfabetização: análise comparativa entre práticas de ensino na abordagem fônica e na Alfabetização na perspectiva do letramento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar de que maneira diferentes concepções de alfabetização influenciam as práticas docentes no enfrentamento da heterogeneidade de conhecimentos presentes em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, envolvendo observações em sala de aula, entrevistas semiestruturadas com duas professoras da rede pública do Recife e aplicação de atividade diagnóstica com os alunos. As docentes participantes atuam com abordagens distintas: uma fundamentada no método fônico e a outra na perspectiva do letramento. A análise evidenciou que as práticas pedagógicas estão diretamente relacionadas às concepções teóricas que embasam o trabalho docente. Práticas pedagógicas ancoradas na alfabetização como prática social mostram-se mais eficazes para lidar com a heterogeneidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66203
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_-_ANNA_BEATRIZ_ARAUJO_SALES__assinado.pdf435,99 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons