Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66202
Share on
Title: | Práticas pedagógicas de leitura e escrita no último ano da educação infantil: uma análise das ações em contexto de alfabetização e letramento |
Authors: | SOUZA, Suellen Diane Silva de |
Keywords: | Educação Infantil; Leitura e escrita; Práticas pedagógicas; Sistema de escrita alfabética |
Issue Date: | 13-Aug-2025 |
Citation: | SOUZA, Suellen Diane Silva de. Práticas Pedagógicas de leitura e escrita no último ano da Educação Infantil: Uma análise das ações em contexto de alfabetização e letramento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este artigo analisa as práticas pedagógicas de leitura e escrita no último ano da Educação Infantil, com ênfase na inserção das crianças na cultura letrada de forma significativa e intencional. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza como procedimentos metodológicos a observação participante e entrevistas semiestruturadas com duas professoras do grupo V, que possibilitou um olhar aprofundado e a compreensão acerca de suas concepções e um olhar aprofundado sobre as dinâmicas cotidianas em sala de aula no ensino da linguagem escrita. Os resultados indicam concepções semelhantes sobre o papel da leitura e escrita na Educação Infantil, mas práticas distintas quanto à intencionalidade, ao uso de recursos e à mediação das experiências. Conclui-se que práticas intencionais, lúdicas e contextualizadas, aliadas à formação docente e ao uso consciente dos recursos didáticos, favorecem a Consciência Fonológica, compreensão inicial do Sistema de Escrita Alfabética e o respeito as especificidades dessa etapa da educação básica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66202 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_-_Suellen_Souza_%282%29_assinado.pdf | 494,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License