Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66202
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PESSOA, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Suellen Diane Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-24T18:47:43Z | - |
dc.date.available | 2025-09-24T18:47:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-23 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Suellen Diane Silva de. Práticas Pedagógicas de leitura e escrita no último ano da Educação Infantil: Uma análise das ações em contexto de alfabetização e letramento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66202 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa as práticas pedagógicas de leitura e escrita no último ano da Educação Infantil, com ênfase na inserção das crianças na cultura letrada de forma significativa e intencional. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza como procedimentos metodológicos a observação participante e entrevistas semiestruturadas com duas professoras do grupo V, que possibilitou um olhar aprofundado e a compreensão acerca de suas concepções e um olhar aprofundado sobre as dinâmicas cotidianas em sala de aula no ensino da linguagem escrita. Os resultados indicam concepções semelhantes sobre o papel da leitura e escrita na Educação Infantil, mas práticas distintas quanto à intencionalidade, ao uso de recursos e à mediação das experiências. Conclui-se que práticas intencionais, lúdicas e contextualizadas, aliadas à formação docente e ao uso consciente dos recursos didáticos, favorecem a Consciência Fonológica, compreensão inicial do Sistema de Escrita Alfabética e o respeito as especificidades dessa etapa da educação básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Sistema de escrita alfabética | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas de leitura e escrita no último ano da educação infantil: uma análise das ações em contexto de alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7067577040419696 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_-_Suellen_Souza_%282%29_assinado.pdf | 494,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons