Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66160

Compartilhe esta página

Título: O marketing social aliado a Educação Alimentar e Nutricional: uma revisão integrativa
Autor(es): LIMA, Mayra Maria Bezerra
Palavras-chave: Doenças Cronicas; Educação Alimentar e Nutricional; Marketing social; Nutrição; Saúde Pública
Data do documento: 11-Ago-2025
Citação: LIMA, Mayra Maria Bezerra. O marketing social aliado a Educação Alimentar e Nutricional: uma revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Nutrição)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Diante da crescente incidência e prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, decorrentes e agravadas pelo consumo alimentar inadequado e estilos de vida insalubres, este trabalho buscou avaliar os registros da literatura sobre a influência exercida pelas estratégias de marketing social, aliado à Educação Alimentar e Nutricional, sobre as escolhas alimentares da população através de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Realizou-se uma revisão integrativa exploratória, através de buscas nos bancos de dados Pubmed, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Revistas Científicas, Repositórios Digitais, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os descritores: marketing social AND alimentação; marketing social AND consumo alimentar; marketing social And nutrição; marketing social AND políticas públicas; marketing social AND saúde; marketing social AND doenças crônicas, sem se limitar a artigos, contando com a busca de outros tipos de estudos, como periódicos, trabalhos acadêmicos, livros e e-books, sem restrição de idiomas. Os dados coletados foram analisados por meio da leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Como resultado da pesquisa, foram selecionados 6 estudos, nos quais apresentaram: os conceitos e as mudanças promovidas pelo marketing social e sua associação com a EAN; o uso do marketing social para a saúde pública; o público infantojuvenil e a participação dos pais nas campanhas; dificuldades sobre a conceituação do marketing social. Por meio da análise foi possível identificar a relevância e usos do marketing para a nutrição, políticas públicas e a saúde coletiva, seu potencial de promoção de mudanças, a possibilidade de associação do marketing social em ações de EAN, por meio do uso de estratégias ou como instrumento, e a necessidade de mais estudos específicos e bem estruturados nesse campo para que seu uso seja validado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66160
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MAYRA MARIA BEZERRA LIMA.pdf732,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons