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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66160

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Jailma Santos-
dc.contributor.authorLIMA, Mayra Maria Bezerra-
dc.date.accessioned2025-09-23T18:47:55Z-
dc.date.available2025-09-23T18:47:55Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.date.submitted2025-09-23-
dc.identifier.citationLIMA, Mayra Maria Bezerra. O marketing social aliado a Educação Alimentar e Nutricional: uma revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Nutrição)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66160-
dc.description.abstractDiante da crescente incidência e prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, decorrentes e agravadas pelo consumo alimentar inadequado e estilos de vida insalubres, este trabalho buscou avaliar os registros da literatura sobre a influência exercida pelas estratégias de marketing social, aliado à Educação Alimentar e Nutricional, sobre as escolhas alimentares da população através de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Realizou-se uma revisão integrativa exploratória, através de buscas nos bancos de dados Pubmed, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Revistas Científicas, Repositórios Digitais, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os descritores: marketing social AND alimentação; marketing social AND consumo alimentar; marketing social And nutrição; marketing social AND políticas públicas; marketing social AND saúde; marketing social AND doenças crônicas, sem se limitar a artigos, contando com a busca de outros tipos de estudos, como periódicos, trabalhos acadêmicos, livros e e-books, sem restrição de idiomas. Os dados coletados foram analisados por meio da leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Como resultado da pesquisa, foram selecionados 6 estudos, nos quais apresentaram: os conceitos e as mudanças promovidas pelo marketing social e sua associação com a EAN; o uso do marketing social para a saúde pública; o público infantojuvenil e a participação dos pais nas campanhas; dificuldades sobre a conceituação do marketing social. Por meio da análise foi possível identificar a relevância e usos do marketing para a nutrição, políticas públicas e a saúde coletiva, seu potencial de promoção de mudanças, a possibilidade de associação do marketing social em ações de EAN, por meio do uso de estratégias ou como instrumento, e a necessidade de mais estudos específicos e bem estruturados nesse campo para que seu uso seja validado.pt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDoenças Cronicaspt_BR
dc.subjectEducação Alimentar e Nutricionalpt_BR
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.titleO marketing social aliado a Educação Alimentar e Nutricional: uma revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2651039773759985pt_BR
dc.description.abstractxGiven the growing incidence and prevalence of chronic noncommunicable diseases, resulting from and aggravated by inadequate dietary intake and unhealthy lifestyles, this study sought to evaluate the literature on the influence of social marketing strategies, combined with Food and Nutrition Education, on the population's food choices through a literature review. An integrative exploratory review was conducted through searches of the PubMed, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Scientific Journals, Digital Repositories, and Virtual Health Library (VHL) databases using the descriptors: social marketing AND food; social marketing AND food consumption; social marketing AND nutrition; social marketing AND public policies; social marketing AND health; and social marketing AND chronic diseases. The search included articles, including other types of studies, such as journals, academic papers, books, and e-books, no language restrictions. The collected data were analyzed through exploratory, selective, analytical, and interpretative reading. As a result of the research, six studies were selected, which presented: the concepts and changes promoted by social marketing and its association with EAN; the use of social marketing for public health; the child and youth audience and parental involvement in campaigns; and difficulties in conceptualizing social marketing. Through the analysis, it was possible to identify the relevance and uses of marketing for nutrition, public policies, and public health, its potential for promoting change, the possibility of associating social marketing with EAN actions, through the use of strategies or as a tool, and the need for more specific and well-structured studies in this field to validate its use.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DNT) - Departamento de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Nutriçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

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