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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66059
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Title: | Mobilidade urbana e a bicicleta : mudança de paradigma para a avenida Caxangá, Recife-PE. |
Authors: | LIMA, Fernando Eduardo de Paula |
Keywords: | Mobilidade urbana; Bicicleta; Direito à cidade |
Issue Date: | 24-Oct-2024 |
Citation: | LIMA, Fernando Eduardo de Paula. Mobilidade urbana e a bicicleta: mudança de paradigma para a avenida Caxangá, Recife-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho aborda o tema da mobilidade urbana no âmbito da crise dos deslocamentos instaurada nas cidades brasileiras. Parte-se do princípio de que as políticas públicas brasileiras voltadas para a mobilidade urbana priorizam o uso individual do veículo automotor em detrimento aos transportes públicos e aos meios alternativos de transporte. Dessa forma, o acesso à cidade, aos espaços, infraestruturas e aos equipamentos urbanos é restrito ao uso de automóveis que gera diversos impactos, tanto ao meio ambiente quanto aos conflitos entre os modais. A bicicleta é um veículo individual com grande potencial para a mobilidade diante dos seus diversos benefícios à sociedade. Em contrapartida, o poder público ainda não considera a importância do seu uso nos deslocamentos urbanos. Nessa perspectiva, foi realizada uma análise sobre a mobilidade urbana na cidade do Recife, apontando a falta de infraestrutura e incentivo para a mobilidade ativa por bicicleta. A pesquisa busca cobrar e reafirmar a importância da execução do Plano Diretor Cicloviário na cidade que garante espaço e segurança para os ciclistas. Dessa forma, a Avenida Caxangá, que é uma das vias principais da cidade do Recife, foi potencial objeto de estudo, onde há um grande contingente de ciclistas, porém não há uma infraestrutura cicloviária que garanta o espaço e a segurança. Como solução, foi criado um projeto de ciclovia que contempla a avenida e traz conexão com as estruturas existentes, garantindo a segurança viária que possibilita a circulação das pessoas, em especial os (as) ciclistas, nos centros urbanos de maneira segura, econômica, democrática e sustentável, garantindo o direito à cidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66059 |
Appears in Collections: | (TCC) - Geografia (Bacharelado) |
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